No mundo de hoje, Crítica artística tornou-se um tema de grande importância e interesse para uma grande variedade de pessoas. Seja pela sua relevância no campo cultural, social, científico ou tecnológico, Crítica artística tornou-se uma referência fundamental na sociedade contemporânea. Ao longo dos anos, Crítica artística despertou a curiosidade de investigadores, académicos, profissionais e hobbyistas, gerando um vasto corpo de conhecimento e debate em torno deste tema. Neste artigo exploraremos as múltiplas facetas de Crítica artística, analisando o seu impacto em diferentes áreas e oferecendo uma visão global da sua importância e relevância hoje.
Crítica artística é o processo de descrever, analisar, interpretar e julgar obras de arte.[1] Diferencia-se da crítica de arte (que incide sobre as artes visuais), devido à sua dimensão mais lata. As disciplinas de artes crítica pode ser definido pelo objeto a ser considerado ao invés da metodologia (através da análise de sua filosofia): edifícios (arquitetura crítica), pinturas (artes visuais, crítica), apresentações (dança, crítica, crítica de teatro), música (música de jornalismo), meios de comunicação visual (crítica de cinema, de televisão, de crítica), ou de textos literários (crítica literária).[2][3]
A crítica das artes pode ser dividida em dois tipos. Há críticas acadêmicas como as encontradas em trabalhos acadêmicos e revistas especializadas, depois há críticas de natureza mais jornalística (muitas vezes chamadas de "crítica") que são vistas por um público mais amplo através de jornais, televisão e rádio. A crítica acadêmica será de natureza mais vigorosa e analítica do que a jornalística, o jornalista pode até se concentrar em entreter o leitor às custas dos detalhes sobre a arte em discussão.