Daikondi

Neste artigo, será abordado o impacto que Daikondi teve em diferentes aspectos da sociedade. Desde o seu surgimento, Daikondi tem despertado o interesse de pesquisadores, acadêmicos, especialistas e do público em geral, devido à sua relevância em diversas áreas. A influência de Daikondi na cultura, economia, tecnologia, política, entre outros aspectos, será explorada com o objectivo de compreender o seu papel na formação do mundo actual. Além disso, será analisado como Daikondi transformou a forma como as pessoas interagem entre si e como operam em seu ambiente. Através deste artigo, pretendemos fornecer uma visão abrangente de Daikondi, permitindo ao leitor obter uma perspectiva mais ampla e clara sobre o seu impacto e significado.

Daykondi
دایکندی
Capital Khadir


Área 8.088,0[1] km²


Mapa

Daikondi (também Daykondi ou Daykundi; em persa: دایکندی, transl. Dāykondī) é uma província do Afeganistão. Sua capital é a cidade de Khadir, e sua população é de 399.600 habitantes.[2]

O nome se refere à unidade militar de Gengis Khan, conhecida como os Dez Cavaleiros (Deh, "Dez", e Kundi, "Os Dez de Kundi"). Foi fundada em 28 de março de 2004, quando foi criada a partir dos distritos isolados e dominados pelos hazara do norte da província de Oruzgan, no sul. Localiza-se a cerca de 310 quilômetros de Cabul, e pertence à região Hazarajat.

A capital de Daikondi é o distrito de Nili. Sua população é composta majoritariamente por hazaras, diferentemente dos pachtuns em Oruzgan. Até 2006, o distrito de Gizab era o único distrito da província com uma maioria populacional pachtun, porém em maio de 2006 o governo afegão passou Gizab para a província de Oruzgan, ao sul (embora isto não seja refletido na maioria dos mapas disponíveis).

Tanto o governo do Afeganistão, quanto ONGs, as Nações Unidas e a Força Internacional de Assistência para Segurança da OTAN são pouco representada em Daikondi, devido ao seu isolamento e a graves problemas de segurança na região. Como resultado, a maior parte da província é governada por anciões de cada uma das vilas, que implementam seus códigos tribais, e insurgentes do Talibã.

Em dezembro de 2008 Azra Jafari foi nomeada prefeita de Nili, capital da província, pelo presidente afegão, Hamid Karzai, tornando-se assim a primeira mulher a ocupar um cargo semelhante no país.

A província é conhecida por suas amêndoas de alta qualidade, encontradas por todo o país.

Distritos

Distritos da província de Daikondi
Distrito Capital População Área[3] Notas
Ishtarlay Criado em 2004 a partir do distrito de Daikondi
Kajran Transferido do da província de Orūzgān em 2004
Khedir Criado em 2004 a partir da província de Daikondi
Kiti Transferido da província de Orūzgān e criado dentro do distrito de Kajran, em 2004
Miramor Transferido da província de Orūzgān e criado dentro do distrito de Shahristan, em 2004
Nili Criado em 2004 no distrito de Daikondi
Sangi Takht Criado em 2004 no distrito de Daikondi
Shahristan Transferido da província de Orūzgān em 2004

Referências