Debate

Debate político televisionado pela RBS em Blumenau, durante as Eleições municipais de 2012.

Debate (do francês debat) é um modelo de contestação baseado na argumentação onde duas, ou mais, ideias conflitantes são defendidas ou criticadas com base em argumentos. É formalmente usado por parlamentares, políticos em geral, cientistas, filosofos, letrólogos e vários outros. No senso comum, as conversas argumentativas sobre futebol, política, cotidiano e entretenimento podem ser considerados como debates informais.

Os debates ocorrem de modo oficial em parlamentos, em modelos democráticos, televisionados, universidades, escolas, associação de moradores, condomínios e outros.

Um debate pode servir para esclarecer questões, como em oitivas em comissões parlamentares de inquérito, refutar teorias, verificar a validade de ideias, convencer, buscar a veracidade de um argumento, treinar etc.

É um método de apresentar formalmente argumentos de uma forma disciplinada. Consistência lógica, exatidão factual e a qualidade oratória são elementos do debate. O resultado de um debate pode alcançar um consenso ou algum modo formal de chegar a uma solução, mas isso não é atributo básico de um debate, o qual pode servir apenas para esclarecimento ou aprofundamento de uma questão, sem chegar a conclusões. Em uma disputa formal de debate, existem regras para os participantes a discutir que definem como eles irão interagir.

Um debate pode durar apenas alguns minutos, como o debate em uma aula, ou durar bem mais tempo, como ocorre nos debates filosóficos e científicos, onde os argumentos são apresentados em livros e periódicos que podem demorar anos para serem publicados e veiculados para o público.

Diferentes autores têm se dedicado a examinar a ocorrência de debates em diferentes arenas, a exemplo da comunicação de massa. Muitos dos estudos sobre mídia e política se dedicam a examinar a influência do meio (a televisão, por exemplo) e da época (eleições) sobre a possibilidade de troca de ideias de cunho deliberativo.

Composição Básica

Debates competitivos

Debates competitivos são modelos de debate onde se avalia a qualidade geral dos debatedores, observando o nível de argumentação, oratória, refutações e os diversos aspectos de um debate. Pode-se apresentar em forma de torneio, onde grupos são formados e se disputa qual é o melhor grupo argumentador.

British Parliamentary

É o modelo de debate competitivo mais comum, utilizando tanto no Brasil como na própria Inglaterra. Neste país, ocorrem o English-Speaking Union Schools Mace, um torneio de debates fundado em 1957 e que ocorre até hoje na sua 58º edição, e o World Universities Debating Championship. O III Campeonato Brasileiro de Debates ocorreu em 2016.

Regras Básicas

As regras básicas do Parliamentary Debate são:

Ver também

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 522.
  2. COSTA, José Mário, A etimologia da palavra debate. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Publicado em 21/03/2006, acessado em 15/08/2022, disponível em https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-etimologia-da-palavra-debate/17309
  3. http://www.debatecolombia.org/debate/
  4. «Bons tópicos para debate: opções viáveis para discussões controversas» 
  5. http://www.significados.com.br/debate
  6. Marques; Miola (2009). «Deliberação mediada: Uma tipologia das funções dos media para a formação do debate público» (PDF). Revista Estudos em Comunicação. UBI/Portugal. Consultado em 28 de setembro de 2016 
  7. Marques, Vimieiro, Vieira, Melo (2009). «O Fórum na Tela: Eleições, Debates Televisivos e Deliberação Mediada». Revista Contemporanea. UFBA. Consultado em 28 de setembro de 2016  !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
  8. a b http://parlibrasil.org/ibd/?page_id=43
  9. https://www.theguardian.com/media/2005/jul/03/theobserver.pressandpublishing
  10. https://pt-br.fievent.com/e/iii-campeonato-brasileiro-de-debates/3289924