Hoje em dia, Demografia das Maldivas é um tema que tem ganhado grande relevância na sociedade atual. Ao longo do tempo, Demografia das Maldivas tem captado a atenção de profissionais, especialistas e cidadãos em geral, gerando um debate em torno das suas implicações e impacto em diferentes áreas da vida quotidiana. Do campo científico ao cultural, Demografia das Maldivas tem conseguido afirmar-se como peça fundamental na discussão e análise de diversos fenómenos e problemas. É por isso que é imperativo aprofundar o estudo e compreensão de Demografia das Maldivas, de forma a adquirir um conhecimento mais completo e enriquecedor sobre este tema. Neste artigo exploraremos a fundo as diferentes perspectivas e dimensões de Demografia das Maldivas, oferecendo uma visão abrangente que nos permite compreender a sua importância e impacto na sociedade atual.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Julho de 2009) |
Este artigo representa a demografia das Maldivas, incluindo densidade populacional, etnia, nível de educação, status econômico, filiações religiosas e outros aspectos da população.
Maldivas compreende cerca de 1900 ilhas no Oceano Índico. O primeiro povo a colonizar as ilhas foram provavelmente os dravidianos, a partir da costa da Índia e do Sri Lanka. Segundo relatos, os budistas das Maldivas foram convertidos para sunitas islãs na metade do século XII. O islamismo é atualmente a religião oficial de toda a população.
As estatísticas apresentadas abaixo estão de acordo com o CIA World Factbook.
O maior grupo étnico é o Dhivehi. Eles são principalmente um povo indo-áricos, com relação estreita a cingalesa, mas também há vestígios do sul da Índia, e de gêneros malaios, árabes e africanos na população.
Há também uma pequena população conhecida como Giraavaru, que já foi quase totalmente absorvido pela sociedade maldiva.
O islão é a principal e religião dominante nas Maldivas, embora existam pequenos números de outras, especialmente budistas do Sri Lanka e hindus da Índia.
A língua divehi é a oficial nas Maldivas, com breve relação com a singalesa, e as escritas em um script árabe, a Tāna. A língua inglesa é a segunda mais falada no país.