Departamento de Polícia Legislativa

Policiais Legislativos Federais na posse do presidente Lula para seu segundo mandato.

O Departamento de Polícia Legislativa (DEPOL) é o órgão policial da Câmara dos Deputados do Brasil responsável pela preservação da ordem e do patrimônio, bem como pela prevenção e apuração de infrações penais, nos edifícios do Congresso Nacional e suas dependências externas. Para tanto mantém vigilância permanente por meio de policiamento ostensivo e sistemas eletrônicos. Também tem a incumbência de efetuar a segurança do Presidente da Câmara dos Deputados em qualquer localidade do território nacional e no exterior, e a segurança dos deputados federais, servidores e quaisquer pessoas que eventualmente estiverem a serviço da Câmara dos Deputados, quando assim for determinado. Também planeja, coordena e executa planos de segurança física dos Deputados Federais e demais autoridades que estiverem nas dependências da Câmara dos Deputados.

Atividades Típicas

Competências

Ao Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados compete:

Atribuições

Prerrogativas

Do Porte de Armas

É livre o porte de arma em todo o território nacional aos Agentes de Polícia Legislativa mediante prévia autorização do Presidente da Câmara dos Deputados.

Estrutura do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados Federal- Depol

Coordenação de Segurança Orgânica - COSEO

A Coordenação de Segurança Orgânica coordena as atividades de policiamento e vigilância nas dependências da Câmara dos Deputados e nas áreas externas sob sua responsabilidade.

A Coordenação de Segurança Orgânica tem a seguinte estrutura: Serviço de Apoio Técnico; Seção de Emergências Policiais; Seção de Policiamento Noturno da Turma A; Seção de Policiamento Noturno da Turma B; Seção de Policiamento Noturno da Turma C; Seção de Policiamento do Plenário e Galerias; Seção de Policiamento do Edifício Principal; Seção de Policiamento do Anexo I; Seção de Policiamento dos Anexos II e III; Seção de Policiamento do Anexo IV; Seção de Policiamento das Comissões; Seção de Vigilância Eletrônica; Seção de Policiamento das Áreas Externas; Função Comissionada de Supervisor de Policiamento das Áreas Residenciais; Função Comissionada de Supervisor de Policiamento dos Estacionamentos.

Coordenação de Polícia Judiciária - CPJ

À Coordenação de Polícia Judiciária, compete nos termos da legislação, desenvolver todos os atos inerentes à instrução dos inquéritos policiais instaurados no Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados quando da prática de delito nas dependências da Câmara e nas áreas de sua circunscrição; e realizar perícias e sindicâncias.

A Coordenação de Polícia Judiciária tem a seguinte estrutura:

Serviço de Atividades Policiais; Seção de Investigações Criminais; Função Comissionada de Supervisor de Vigilância e Captura.     Serviço de Atividades Cartorárias;     Seção de Cartório;     Seção de Expedição e Arquivo;     Seção de Ocorrências Policiais.     Seção de Inteligência.

Coordenação de Operações Especiais - COE

A Coordenação de Operações Especiais tem sob sua responsabilidade a segurança do Presidente da Câmara dos Deputados, em qualquer localidade do território nacional e do exterior, bem como manter a vigilância permanente na Residência Oficial. A COE também executa:

A segurança de autoridades nacionais e estrangeiras que estiverem em visita na Casa, bem como de servidores e de quaisquer pessoas que eventualmente estiverem a serviço da Câmara dos Deputados;

A proteção de testemunhas, quando necessária, para prestarem depoimentos em Comissão Parlamentar de Inquérito;

O planejamento estratégico de segurança quando houver multidões nos recintos da Câmara;

Operações de enfrentamento de massa e detecção de artefatos explosivos.

A Coordenação de Operações Especiais tem a seguinte estrutura:

Função Comissionada de Supervisor de Segurança do Presidente; Função Comissionada de Supervisor de Segurança de Dignitários e Testemunhas; Função Comissionada de Supervisor de Controle de Multidões; Função Comissionada de Supervisor de Operações Especiais.

Coordenação de Apoio Logístico - COLOG

À Coordenação de Apoio Logístico compete elaborar estudos de prevenção e primeiro combate contra incêndios; gerenciar a brigada voluntária; cadastrar e controlar os veículos que utilizam os estacionamentos da Câmara dos Deputados; emitir e controlar a identificação funcional; controlar o estoque de equipamentos, armas e munições; e manter, em perfeitas condições de funcionamento e uso, todos os equipamentos do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados.

A Coordenação de Apoio Logístico tem a seguinte estrutura:

Seção de Prevenção e Combate contra incêndios; Seção de Controle e Cadastramento de Veículos; Seção de Identificação Funcional; Seção de Controle de Armas e Equipamentos.

Serviço de Administração

Reservam-se-lhe as competências inerentes aos Serviços de Administração da Casa, na forma prevista na Resolução nº 20, de 1971.

Serviço e Apoio Jurídico

Ao Serviço de Apoio Jurídico, compete prestar assistência jurídica ao Diretor do Departamento de Polícia Legislativa, emitindo relatórios, pareceres e despachos de cunho jurídico e de interesse do Departamento, para o fim de auxiliar a condução dos inquéritos policiais e das demais atividades pertinentes ao Departamento.

Outras informações

Localização do órgão: Anexo I, 1° e 2º andar.

Em caso de emergência - (0xx61) 3216-2900, para ligações externas e 900, internamente, nas seguinte situações: - roubos e furtos; suspeita de algum delito; pessoas suspeitas; acidentes de trânsito na área da Câmara dos Deputados. Fonte: Resolução 18 CD de 2003.


Referências

Ligações externas