Duque da Guarda

Neste artigo será abordado o tema Duque da Guarda, que se tornou muito relevante na atualidade. Duque da Guarda chamou a atenção de pessoas ao redor do mundo devido ao seu impacto em vários aspectos da vida diária. Desde o seu surgimento, Duque da Guarda gerou amplo debate e deu origem a muitas opiniões conflitantes. Ao longo deste texto serão analisadas diferentes perspetivas sobre Duque da Guarda, bem como as suas implicações na sociedade atual. Serão também exploradas possíveis soluções ou alternativas para resolver este fenómeno, de forma a proporcionar uma visão abrangente e enriquecedora de Duque da Guarda.

Brasão de Armas do Infante D. Fernando, Duque da Guarda.

O título de Duque da Guarda foi concedida por um Decreto Real datado de 5 de outubro de 1530, pelo Rei João III de Portugal a seu irmão mais novo, o Infante Dom Fernando. Alguns autores dizem que o Infante também foi feito Duque de Trancoso na mesma data.[1]

O Infante D. Fernando foi o único a ostentar o título de Duque de Guarda . De acordo com seu pai, o Rei D. Manuel I, o Infante se casou com a herdeira mais rica e prestigiada Dona Guiomar Coutinho, 5ª Condessa de Marialva e 3ª Condessa de Loulé.

Mas quando o casamento do Infante foi anunciado, o 1º Marquês de Torres Novas (que mais tarde tornou-se o 1º Duque de Aveiro), declarou que tinha casado secretamente com a mais rica herdeira. O escândalo no Tribunal terminou quando o Rei D. João III ordenou a prisão Marquês por vários anos, permitindo a celebração do casamento do Infante D. Fernando. Apesar de seu curto casamento, mas felizes, eles tiveram dois filhos (um menino e uma menina), que morreram em idade muitos jovens, antes de seus pais.

Ver também

Referências

  1. Arquivo do conselho Nobiliárquico de Portugal , Vol. I, 78

Bibliografia

  • "Nobreza de Portugal e do Brasil" - vol. I, página 385. Publicado por Zairol Lda., Lisboa 1989.
Procure por Guarda no Wikcionário, o dicionário livre.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Duque da Guarda