No mundo atual, Educação para o Trânsito é um tema que tem assumido grande relevância na sociedade. Há vários anos, Educação para o Trânsito tornou-se um ponto de interesse para investigadores, empresas e governos, gerando um amplo debate sobre as suas implicações e consequências. A importância de Educação para o Trânsito tem-se reflectido em diversas áreas, desde a política à tecnologia, cultura e economia. Neste artigo serão discutidas diferentes abordagens e perspectivas sobre Educação para o Trânsito, com o objetivo de compreender melhor o seu impacto hoje e no futuro.
Educação para o Trânsito foi uma série de televisão educativa brasileira produzida pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o governo do estado de Pernambuco, lançada em 1994 (que foi o Ano Nacional de Educação no Trânsito, no Brasil) e pertencente a um projeto da fundação chamado Tele-Escola. O objetivo da série era conscientizar o público sobre seu comportamento e atitudes no trânsito.
A série era composta por seis programas, e apresentada pelos atores Vivianne Pasmanter e Guilherme Leme, que encenavam esquetes sobre os problemas mais comuns do trânsito brasileiro. Também contou com participação especial de Caetano Veloso e também mostrava dicas, conselhos e depoimentos.A trilha sonora original da série foi criada pelo compositor Eduardo Camenietzki
Foi veiculada na Rede Globo, na TVE e na TV Escola.