Folhelho

Neste artigo, vamos nos aprofundar no fascinante mundo do var1. Este tema tem captado a atenção de especialistas e entusiastas, graças à sua relevância em diferentes áreas da vida quotidiana. Pelo seu impacto na saúde, tecnologia, economia, arte, cultura e muito mais, var1 provou ser um tema extremamente versátil e em constante evolução. Nessa linha, exploraremos diferentes perspectivas e abordagens relacionadas à var1, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e detalhada sobre sua importância atual e futura.

Folhelho em Potokgraben, Caravanche, Áustria

Folhelho[1] é uma rocha sedimentar clástica, formada pela deposição de lama, com partículas de tamanhos desde o silte à argila. Em inglês é denominada de "shale", frequentemente e incorretamente traduzida para "xisto", sendo o xisto um tipo de rocha metamórfica.[2][3]

Características

Sucessão de folhelho cobrindo um leito espesso de cherte, na Formação Pottsville, no Ohio

Folhelhos são rochas que possuem grãos do tamanho dos da lama. Podem ser riscadas ou cortadas com um canivete. Quando bafejadas, libertam um odor a barro mais ou menos intenso. Tal como as argilas, podem ter côr muito variada: amarelada, vermelha, parda, acastanhada, cinzenta a negra e até esverdeada. Também podem conter minerais acessórios como os carbonatos, pirita, apatita, gesso, e outros vários minerais carbonáticos.[4] Também podem conter concreções constituídas por esses minerais acessórios.

Apresentam forte estratificação, folhada em finas lâminas, que a distingue do argilito ("mudstone" em inglês).

Fósseis, icnofósseis, e até crateras de impactos de gotas de chuva são por vezes preservadas em superfícies das camadas de folhelho.

O folhelho é a principal rocha geradora de hidrocarbonetos em sistemas petrolíferos, devido ao seu alto teor de matéria orgânica. Também em alguns sistemas petrolíferos, o folhelho pode ser uma importante rocha selante para a acumulação de hidrocarbonetos, impedindo a ocorrência de poços surgentes.[5]

Formação

O folhelho é formado durante uma deposição lenta de lamas, em meios muito pouco energéticos, e sem perturbação dos sedimentos, resultando na característica estratificação.

Também se dá o nome "folhelho" à película que envolve os grãos de algumas plantas, como os da ervilha, fava ou milho, e os bagos de uva. No caso do milho, chama-se folhelho ao conjunto de folhas finas e esbranquiçadas que reveste as espigas. O folhelho de milho é conhecido como carapela.[6]

Referências

  1. http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/folhelho.htm
  2. Mineral, rocha ou pedra ? - Canal Escola do site do Serviço Geológico do Brasil
  3. Glossário, site da Faculdade de Geologia da UERJ
  4. Botelho da Costa, J. (1992) Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  5. Fábio Braz Machado, Folhelho, site da UNESP (Universidade Estadual Paulista)
  6. «Significado de Carapela». dicio.com.br. Consultado em 4 de janeiro de 2022