Françoise d'Amboise

Françoise d'Amboise é um tópico que chamou a atenção de muitos ao longo dos anos. Com um impacto que transcende gerações, Françoise d'Amboise tem sido alvo de debate, análise e reflexão em diversas áreas. Desde as suas origens até à sua relevância hoje, o Françoise d'Amboise continua a fascinar especialistas e amadores. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Françoise d'Amboise, desde sua importância histórica até sua influência na sociedade moderna. Através de uma análise detalhada, tentaremos compreender melhor o impacto que Françoise d'Amboise teve e continua a ter nas nossas vidas.

Françoise d'Amboise
Françoise d'Amboise
Beata Françoise d'Amboise
Nascimento 29 de maio de 1427
Castelo de Thouars, Deux-Sèvres, França
Morte 14 de novembro de 1485 (58 anos)
Mosteiro carmelita, Nantes, França
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 16 de julho de 1863
por Papa Pio IX
Festa litúrgica 4 de novembro
Portal dos Santos

Françoise d'Amboise ou Francisca de Ambósia (Castelo de Thouars, 29 de maio de 1427Nantes, 14 de novembro de 1485) foi uma religiosa carmelita francesa.

Vida e obras

Aos quinze anos casou-se com Pedro II, duque da Bretanha. Depois da morte do marido (1457), e tendo conversado muito com o beato João Soreth, prior geral dos carmelitas, tomou o hábito da ordem no Mosteiro de Bordón, que ela mesma tinha fundado. Mais tarde mudou-se para o Mosteiro de Nantes, também fundado por ela. No exercício do cargo de priora, alimentava o espírito das suas irmãs com sábias exortações.

É considerada fundadora da Monjas Carmelitas na França. O seu culto litúrgico foi aprovado pelo Papa Pio IX em 1863. Sua festa é celebrada dia 5 de novembro.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Françoise d'Amboise

Precedida por
Isabel da Escócia

Duquesa consorte da Bretanha

18 de julho de 145022 de setembro de 1457
Sucedida por
Catarina de Luxemburgo-Saint-Pol