Calendário hagiológico

Calendário hagiológico é um tema que tem gerado grande interesse e debate em diversas áreas. Desde o seu surgimento, tem sido objeto de análise e estudo por especialistas da área, bem como por pessoas interessadas em compreender suas implicações e consequências. Ao longo dos anos, Calendário hagiológico evoluiu e adquiriu diferentes perspectivas, o que enriqueceu a discussão em torno deste tema. Neste artigo analisaremos detalhadamente as características, impacto e possíveis cenários futuros relacionados a Calendário hagiológico, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre este tema que tem chamado a atenção de tantas pessoas.

Um fragmento de manuscrito do século XIV utilizado pelos dominicanos do convento finlandês de Turku, mostrando o calendário litúrgico para o mês de junho

Este é um calendário hagiológico (de santos) ou efémerides dos santos ou santoral composto por uma seleção de santos das principais famílias denominacionais cristãs, principalmente a católica.

Para o calendário litúrgico oficial do rito romano da Igreja Católica, ver Calendário Romano Geral. Para a forma histórica dada a esse Calendário por ordem do Concílio de Trento, ver Calendário tridentino.

Conteúdo

Janeiro

Santa Maria, Mãe de Deus
São Sebastião
Santo Tomás de Aquino

Fevereiro

São Brás
Santos Cirilo e Metódio
Santos Francisco e Jacinta Marto

Março

Santas Perpétua e Felicidade
São Patrício
São José

Abril

São Jorge
São Rafael Arnaiz Barón
Santa Catarina de Siena

Maio

Nossa Senhora de Fátima
Santa Rita de Cássia
Santa Joana d'Arc

Junho

São Tomás More
São Josemaría Escrivá
Santos Pedro e Paulo

Julho

São Bento
Santa Maria Madalena
Santos Joaquim e Ana

Agosto

São João Maria Vianney
São Maximiliano Maria Kolbe
São Bernardo de Claraval

Setembro

Santa Teresa de Calcutá
São Pio de Pietrelcina
Santos Miguel, Gabriel e Rafael

Outubro

Santa Teresinha do Menino Jesus
Santa Faustina Kowalska
São João Paulo II

Novembro

Todos os Santos
Santa Cecília
Santa Catarina de Alexandria

Dezembro

São Charles de Foucauld
São Juan Diego
São João, o Evangelista

Festas móveis

Santíssima Trindade

São exemplos de festas móveis: Cinzas, Páscoa, Divina Misericórdia, Ascensão, Pentecostes e Primeiro Domingo do Advento.

Outros

Referências

  1. https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/07/19.html
  2. «Hoje é celebrado são Pedro de Alcântara, padroeiro do Brasil». ACI Digital. 19 de outubro de 2024. Consultado em 24 de março de 2025 
  3. Onde não é dia de preceito, celebra-se o domingo seguinte
  4. Nos anos em que esta memória coincide com outra memória obrigatória, como aconteceu em 2014 (28 de junho, Santo Irineu) e 2015 (13 de junho, Santo António de Lisboa), ambas são consideradas facultativas.

Bibliografia

  • Missal Quotidiano, organizado por José António Gomes da Silva Marques / colaboração de Manuel Martínez e Manuel Fernando Sousa e Silva/, Braga: Edições Theologica, 1989.

Ligações externas