Neste artigo iremos explorar Gabião, um tópico que tem chamado a atenção e o interesse de muitas pessoas hoje. Gabião é um tema que abrange uma ampla gama de aspectos e tem um impacto significativo em diversas áreas da vida. À medida que avançamos neste artigo, exploraremos as diferentes facetas de Gabião e examinaremos a sua relevância na sociedade contemporânea. Além disso, mergulharemos nas diferentes perspectivas e opiniões que existem em torno de Gabião, oferecendo uma visão completa e equilibrada deste tópico. Sem dúvida, Gabião é um tema que merece nossa atenção e análise detalhada, por isso iremos nos aprofundar em sua complexidade e profundidade ao longo deste artigo.
Um gabião ou cestão é um tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência. Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas. São utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias etc. e podem ser encontrados em três formatos: caixas, colchões e sacos; em diferentes tamanhos.
A palavra provém do italiano gabbione,[1] aumentativo de gabbia, que significa "gaiola".
O gabião era, originalmente, um sistema defensivo utilizado para proteger rapidamente uma posição do fogo de artilharia ou de balas. Apareceu por volta do século XVI e foi substituído no século XX pelo sistema do saco de areia, mais simples de se utilizar.
O gabião compunha-se então de uma espécie de cesto em vime cheio de terra e gravilha, destinado a proteger das balas e amortecer as explosões. Os cilindros de vime eram leves e podiam ser transportados de um modo conveniente num carro de munições, particularmente se fossem feitos em vários diâmetros, de modo a poderem ser inseridos uns nos outros. No local de utilização, seriam colocados em posição e cheios de terra para formar um verdadeiro muro em torno do canhão.
Os muros de gabião desempenham um papel importante nos parques urbanos como estruturas artificiais para aumentar o espaço verde e criar beleza natural. Ao expandir as áreas verdes e construir canteiros de flores e fontes de água, é oferecido mais espaço de lazer e belas paisagens naturais aos residentes urbanos. No futuro planeamento urbano e no design de parques, devemos aproveitar ao máximo as vantagens da malha de gabião e aplicá-la em mais parques urbanos para criarmos juntos um ambiente urbano bonito e habitável.[2]