Golfo da Califórnia

Hoje em dia, Golfo da Califórnia é um tema que tem ganhado grande relevância na sociedade. Cada vez mais pessoas procuram informações sobre Golfo da Califórnia e querem saber mais sobre as suas implicações, benefícios e possíveis desafios. Há anos que Golfo da Califórnia é objeto de debate e discussão em diversas áreas, e sua importância não passa despercebida. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Golfo da Califórnia, analisando seu impacto hoje e sua projeção no futuro. Não importa em que contexto Golfo da Califórnia é apresentado, pois sua influência transcende fronteiras e áreas de interesse. Junte-se a nós neste passeio pelo fascinante mundo de Golfo da Califórnia!

 Nota: Se procura outros significados de Califórnia, veja Califórnia (desambiguação).

Golfo da Califórnia

(en) Gulf of California

Imagem de satélite

Localização
Localização
Parte de
Oceano Pacífico Norte (d)
Oceano Pacífico
Coordenadas
Dimensões
Comprimento máximo
1 126 km
Superfície
160 000 km2
Hidrografia
Tipo
golfo (en)
Afluentes
Rio Fuerte
Rio Sonora
Rio Yaqui
Concepción River (d)
San Lorenzo River (en)
Sonoyta River (en)
Colorado
Mapa

O golfo da Califórnia no México (também conhecido como mar de Cortés, mar de Cortez ou mar Bermejo), é um corpo de água que separa a península da Baixa Califórnia da área continental do resto do território do México.

Localização do golfo da Califórnia (mar de Cortés)

É cercada pelos estados de Baja California, Baja California Sur, Sonora e Sinaloa.

A designação golfo da Califórnia predomina na maioria dos atuais mapas no idioma inglês. A designação mar de Cortez é preferida pelos mexicanos, os habitantes locais.

O golfo abriu-se há cerca de 5,3 milhões de anos, permitindo que o rio Colorado desagúe no oceano. A maior ilha neste corpo de água é a ilha Tiburón, com 1 200 km².

Recentemente, foi encontrado nesse lugar um tubarão-ciclope.[1]

Referências

  1. G1, Do; Paulo, em São (19 de outubro de 2011). «Especialistas afirmam que filhote de tubarão ciclope é real». Planeta Bizarro. Consultado em 1 de abril de 2023