Guglielmo Oberdan

Neste artigo exploraremos Guglielmo Oberdan e seu impacto em diferentes aspectos da sociedade. Desde o seu aparecimento na cena pública, Guglielmo Oberdan capturou a imaginação das pessoas e gerou intenso debate em torno do seu significado e relevância. Este fenómeno deixou, sem dúvida, uma marca indelével na cultura popular, influenciando a forma como a sociedade percebe e aborda uma vasta gama de questões. Ao longo deste artigo examinaremos as múltiplas dimensões de Guglielmo Oberdan e sua influência em áreas como política, tecnologia, educação, entre outras. Analisaremos também as diferentes perspetivas que existem relativamente a Guglielmo Oberdan, permitindo assim uma compreensão mais completa e enriquecedora da sua importância no panorama atual.

Guglielmo Oberdan
Guglielmo Oberdan
Nascimento 1 de fevereiro de 1858
Trieste
Morte 20 de dezembro de 1882 (24 anos)
Trieste
Cidadania Reino de Itália
Alma mater
Ocupação ativista, assassin
Causa da morte forca

Guglielmo Oberdan, nascido Wilhelm Oberdank (Trieste, 1 de fevereiro de 1858 — Trieste, 20 de dezembro de 1882) foi um patriota e expoente do irredentismo italiano. Foi julgado e condenado à morte por enforcamento pelo crime de conspirar contra a vida do imperador austríaco Francisco José, tornando-se assim um mártir do movimento pela Unificação da Itália.[1]

Seu sobrenome já italianizado tornou-se um prenome atribuído até o primeiro quarto do século XX a meninos em homenagem ao patriota. Um exemplo de tal homenagem é o futebolista ítalo-brasileiro Oberdan Cattani[2].

Referências

  1. Seton-Watson, Christopher (1967). Italy from Liberalism to Fascism. London: Methuen & Co. p. 115 
  2. PIVATO, Stefano (1999). Il nome e la storia: onomastica e religioni politiche nell'Italia contemporanea. : Il Mulino