Na história da humanidade, Guiné Francesa desempenhou um papel fundamental na evolução da sociedade. Desde a antiguidade, Guiné Francesa é objeto de estudo, debate e admiração, influenciando as decisões e ações de indivíduos, comunidades e nações. Ao longo do tempo, Guiné Francesa demonstrou a sua capacidade de causar mudanças significativas no curso da história, tanto política, social, económica e culturalmente. Neste artigo exploraremos a importância de Guiné Francesa e seu impacto no mundo atual, analisando sua relevância em diferentes áreas e sua presença constante no dia a dia das pessoas.
Guiné Francesa (em francês: Guinée française) foi uma possessão colonial francesa na África Ocidental.
A Guiné Francesa foi criada em 1891, tendo as mesmas fronteiras que a colônia anterior, Rivières du Sud (1882-1891). Antes de 1882, as partes costeiras da Guiné Francesa faziam parte da colônia francesa do Senegal.
A Guiné foi governada pela França até 1958, quando tornou-se independente, na sequência da rejeição da Constituição de 1958 de Charles de Gaulle.[1] Na época, a Guiné Francesa foi a única colônia de recusar a nova Constituição.