Lambrusco

Hoje, Lambrusco continua a ser um tema de grande relevância e interesse na sociedade. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Lambrusco tornou-se um tema de discussão cada vez mais frequente em diversas áreas, da política à cultura popular. O seu impacto e alcance abrangem um amplo espectro de aspectos da vida quotidiana, tornando-o um tema de constante estudo e reflexão. Neste artigo exploraremos diferentes perspectivas e abordagens relacionadas a Lambrusco, com o objetivo de compreender melhor sua influência hoje e sua projeção no futuro.

Le bollicine del Lambrusco

O Lambrusco é um tipo de vinho espumante doce produzido na região da Emilia Romagna, Itália.[1]

Pode ser tinto, branco ou rosé.

Na província de Módena encontramos as variedades:

  • Lambrusco di Sorbara - DOC (1970);[2]
  • Lambrusco Grasparossa di Castelvetro;[3]
  • Lambrusco Salamino di Santa Croce.[4]

É feito da uva tinta cultivada em toda a Itália, em especial na região da Emilia-Romana. Há mais de sessenta subvariedades conhecidas. Apesar de também produzir bons vinhos de denominação de origem, é mais conhecida no Brasil pelos vinhos frisantes, semi-doces e baixo teor alcoólico e que devem ser bebidos jovens.

Uma interessante curiosidade: o vinho Lambrusco era o favorito do tenor Luciano Pavarotti, nascido e criado na província de Módena.

Referências

  1. «Winecountry.it - Emilia - Romagna: Between Culture and Agriculture» (em inglês). Consultado em 7 de junho de 2009 
  2. «italianmade.com - Lambrusco di Sorbara (DOC)» (em inglês). Consultado em 7 de junho de 2009. Arquivado do original em 4 de março de 2009 
  3. «Italianmade.com - Lambrusco Grasparossa di Castelvetro (DOC)» (em inglês). Consultado em 7 de junho de 2009. Arquivado do original em 4 de março de 2009 
  4. «Italianmade.com - Lambrusco Salamino di Santa Croce (DOC)» (em inglês). Consultado em 7 de junho de 2009. Arquivado do original em 7 de julho de 2009  horizontal tab character character in |titulo= at position 19 (ajuda)