Little Joe 5

No mundo de hoje, Little Joe 5 tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro da sociedade. Tanto a nível pessoal como profissional, Little Joe 5 gerou numerosos debates e discussões sobre as suas implicações e consequências. Desde as suas origens até aos dias de hoje, Little Joe 5 teve um impacto significativo na forma como percebemos o mundo que nos rodeia. Ao longo dos anos, Little Joe 5 evoluiu e adaptou-se às mudanças e desafios do ambiente, demonstrando a sua capacidade de se manter relevante e atual num mundo em constante transformação. Neste artigo exploraremos detalhadamente os múltiplos aspectos e dimensões de Little Joe 5, analisando a sua influência em diferentes áreas da vida e o seu papel na formação do presente e do futuro.

Little Joe 5
Informações da missão
Operadora NASA
Foguete Little Joe
Espaçonave Mercury No.3
Base de lançamento Área de Lançamento 1,
Instalação de Voo Wallops
Lançamento 8 de novembro de 1960
15h18min UTC
Ilha Wallops, Virgínia,
 Estados Unidos
Amerrissagem 8 de novembro de 1960
15h20min UTC
Oceano Atlântico
Duração 2 minutos, 22 segundos
Altitude orbital 16,3 quilômetros
Distância percorrida 23 quilômetros
Navegação

Little Joe 5, foi o primeiro teste não tripulado da espaçonave Mercury, usando o foguete Little Joe como parte do Programa Mercury. O objetivo era testar uma capsula Mercury de produção (a de número 3 nesse caso) e o sistema de escape no lançamento durante uma decolagem simulada numa situação de pressão dinâmica máxima.

O lançamento ocorreu em 8 de novembro de 1960 a partir da Instalação de Voo Wallops, Virginia, Estados Unidos. Dezesseis segundos depois da decolagem, o acionamento do foguete de escape e a liberação da torre de escape, ocorreram simultaneamente e de forma prematura. Além disso, o sistema de separação da capsula também não funcionou. Com isso, todo o conjunto foi destruído quando caiu no Oceano.[1]

O Little Joe 5, atingiu 16,2 km de altitude e um alcance de 20,9 km. Alguns restos, tanto da capsula, quanto do foguete, foram recuperados do fundo do Mar para análise pós-voo.

Ver também

Little Joe (foguete)

Referências

  1. «NASA SP-4201». NASA. Consultado em 4 de dezembro de 2012