Mercury-Redstone 1

No mundo de hoje, Mercury-Redstone 1 é um tema que tem captado a atenção e o interesse de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância na cultura popular ou pela sua importância na história, Mercury-Redstone 1 conseguiu transcender fronteiras e gerações, tornando-se tema de discussão e debate em diversas áreas. Desde o seu surgimento até os dias de hoje, Mercury-Redstone 1 deixou sua marca na vida das pessoas, marcando um antes e um depois na forma como vemos o mundo. Neste artigo exploraremos os diferentes aspectos e dimensões de Mercury-Redstone 1, analisando a sua influência em vários campos e o seu papel na sociedade contemporânea.

Mercury-Redstone 1
Informações da missão
Operadora NASA
Foguete Redstone MRLV MR-1
Espaçonave Mercury No.2
Base de lançamento Complexo 5,
Estação da Força Aérea
de Cabo Canaveral
Lançamento 21 de novembro de 1960
14h00min UTC
Cabo Canaveral, Flórida,
 Estados Unidos
Término 21 de novembro de 1960
14h00min UTC
Estação da Força Aérea
de Cabo Canaveral
, Cabo
Canaveral
, Flórida,
 Estados Unidos
Duração 2 segundos
Altitude orbital 10 centímetros
Navegação

A Mercury-Redstone 1 (MR-1) foi a primeira missão Mercury-Redstone do Programa Mercury e também a primeira tentativa de lançar uma nave Mercury usando o Veículo de lançamento Mercury-Redstone (MRLV).

Destinada a efetuar um voo sub-orbital não tripulado, o lançamento ocorreu no dia 21 de novembro de 1960 a partir do Centro de lançamento de Cabo Canaveral, Flórida.

A missão falhou de uma maneira muito peculiar, pois a torre de escape foi acionada antes do lançamento, e acabou erguendo o foguete apenas 10 centímetros e tornou a pousar na plataforma de lançamento sem maiores danos.[1]

Referências

  1. «MR-1: The Four-Inch Flight». NASA. Consultado em 6 de dezembro de 2012