Maria (esposa de Constantino V)

No mundo de hoje, Maria (esposa de Constantino V) ocupa um lugar central em nossas vidas. Seja pelo seu impacto na sociedade, na moda, na ciência ou na cultura, Maria (esposa de Constantino V) desperta interesse constante e gera diversas opiniões e debates. Desde as suas origens até à sua influência na atualidade, a presença de Maria (esposa de Constantino V) é inegável e inevitável. Neste artigo exploraremos de perto a importância de Maria (esposa de Constantino V) e seu papel em diferentes aspectos da vida cotidiana, bem como sua evolução ao longo do tempo.

Maria
Imperatriz-consorte bizantina
Reinado c. 750 - c. 751
Consorte de Constantino V
Antecessor(a) Irene da Cazária (Tzitzak)
Sucessor(a) Eudócia
Dados pessoais
Nascimento Século VIII
Morte c. 751
Dinastia Isáurica

Maria foi uma imperatriz-consorte bizantina, segunda esposa do imperador Constantino V.

Imperatriz

Constantino já era imperador desde 741 e sua primeira esposa, Tzitzak ("Irene da Cazária"), deu à luz o único filho deles, Leão IV, o Cazar, em 25 de janeiro de 750, e desapareceu da história. No ano seguinte, o imperador se casou com Maria. A historiadora Lynda Garland sugere que Tzitzak teria morrido no parto[1].

Maria se casou com Constantino entre 750 e 751. De acordo com o Chronographikon syntomon do patriarca Nicéforo I de Constantinopla, sua morte teria ocorrido por volta da mesma época que o filho Leão IV foi coroado como co-imperador (6 de junho de 751) e que o marido recuperou Melitene. As razões para sua morte inesperada são desconhecidas.

Maria morreu sem descendentes e Constantino logo se casou novamente, desta vez com Eudócia, com quem teve seis filhos.

Ver também

Maria (esposa de Constantino V)
Nascimento:  ? Morte: c. 751
Títulos reais
Precedido por:
Tzitzak
Imperatriz-consorte bizantina
c. 750–751
Sucedido por:
Eudócia

Referências

Ligações externas