Meridiani Planum

Hoje nos deparamos com um tema que tem despertado interesse crescente nas últimas semanas: Meridiani Planum. Esta pessoa/tema/data chamou a atenção do público e gerou intenso debate na sociedade. É por isso que neste artigo pretendemos esclarecer os aspectos fundamentais relacionados com Meridiani Planum, oferecendo uma análise detalhada das suas implicações e consequências. Nessa linha, exploraremos os diferentes ângulos pelos quais Meridiani Planum pode ser abordado, com o objetivo de fornecer uma visão completa e objetiva sobre o assunto. Sem dúvida, este é um tema de grande relevância que merece ser abordado com profundidade e rigor, e é justamente isso que pretendemos alcançar nas linhas seguintes.

Meridiani Planum

Vista sudoeste de Meridiani Planum, o escudo e o paraquedas descartado são visíveis à distância.
Planeta Marte
Tipo planície
Coordenadas 0.2° N, 357.5° E
Diâmetro 1 100 km
Quadrângulo Arabia, Margaritifer Sinus, Oxia Palus e Sinus Sabaeus
Meridiani Planum

Meridiani Planum é uma pequena região plana de Marte, situada próxima ao seu equador. O nome provém do fato de ele estar perto do meridiano de grau 0 º, meridiano este que foi adotado arbitrariamente, para se criar uma linha de referência no planeta. O nome Planum vem de plano, logo o termo Meridiani Planum, significando uma área plana próxima ao meridiano primo de Marte.

Foi esta região a escolhida como o local de pouso do segundo veículo de exploração geológica de Marte denominado Opportunity, que pousou, em 24 de janeiro de 2004. Esta região ao contrário do local de pouso do Spirit, é uma área bastante plana coberta por uma extensa camada de solo arenoso, com muitos poucos afloramentos rochosos aparentes.

Meridiani Planum é uma conhecida região de Marte que se sabe conter concentrações de hematita. Na Terra depósitos de hematita indicam que para a sua criação deve ter existido água por um longo período. Os cientistas têm interesse nesta região pois ela pode apresentar indícios da presença de água no passado remoto de Marte.

Apesar do veículo Opportunity ter encontrado rochas que possivelmente tenham sofrido a ação da água, tanto na Cratera Eagle, como na Cratera Endurance, o excesso de solo plano e arenoso dificulta o achado de afloramentos rochosos para pesquisa geológica.

O veículo explorador Opportunity inicialmente moveu-se para o leste a fim de pesquisar o interior da Cratera Endurance e depois se moveu em direção ao sul, em direção a cratera Erebus, a fim de procurar novos afloramentos rochosos.

O veículo é dirigido a encontrar rochas pois é nelas que a água pode ter deixado suas marcas, seja por erosão, seja por alteração química ou que sirva de meio para que uma rocha sofra transformações.

Crateras em Meridiani Planum

Caminho percorrido pelo Opportunity.