Morton Gould

Morton Gould
Nascimento 10 de dezembro de 1913
Richmond Hill
Morte 21 de fevereiro de 1996 (82 anos)
Orlando
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação maestro, pianista, compositor, compositor de bandas sonoras
Prêmios
Obras destacadas Cowboy Rhapsody
Instrumento piano

Morton Gould (Richmond Hill, 10 de Dezembro de 1913 - Orlando, 21 de Fevereiro de 1996) foi um maestro, compositor e pianista estadunidense.

Nasceu em Richmond Hill, Nova Iorque e desde cedo foi considerado um prodígio, graças as suas habilidades em improvisação e composição. Sua primeira composição foi publicada quando ele tinha apenas seis anos de idade. Gould estudou no Instituto de Arte Musical, aonde estudou com importantes professores, como Abby Whiteside e Vincent Jones.

Durante a Grande Depressão, Gould, como um adolescente, trabalhou em Nova Iorque como pianista em teatros de filmes. Quando o Salão de Música do Rádio da Cidade abriu ele se tornou o pianista. Em 1935 ele foi maestro e arranjador dos programais orquestrais WOR de Nova Iorque. Na década de 1940, Gould apareceu no Carnaval Cresta Blanca como no programa Chrysler Hour na CBS. Gould compôs músicas para a Broadway e para filmes.

Como maestro, Gould se apresentou com as maiores orquestras dos Estados Unidos, como as orquestras do Canadá, México, Europa, Japão e Austrália. Ele venceu o Grammy em 1966 pela sua gravação da Sinfonia Nº1 de Charles Ives com a Orquestra Sinfônica de Chicago. Em 1983, Gould ganhou o prêmio Batuta de Outro das Orquestras Sinfônicas Estadunidenses. Em 1986 ele foi o presidente da ASCAP, permanecendo no cargo até 1994. Em 1986 ele foi eleito para Academia Estadunidense e Instituto de Artes e Letras.

Incorporando novos estilos ao seu repertório, Gould incorporou elementos selvagens ao seu repertório. Em 1994 ele recebeu o reconhecimento do Centro de Honras Kennedy, pelas suas contribuições para a cultura estadunidense.

Em 1995 ele recebeu o Prémio Pulitzer de Música, pela composição para a Orquestra Sinfônica Nacional. Em 2005 ele foi o honrado com o Grammy Lifetime Achievement Award.

Gould morreu em 1995 em Orlando, Flórida, aos oitenta e dois anos.

Obra para a Broadway

Obras