Nero Wolfe

No mundo de hoje, Nero Wolfe tornou-se um tópico de interesse cada vez mais relevante. Quer falemos de tecnologia, ciência, política, economia ou qualquer outra área, Nero Wolfe desempenha um papel fundamental nas nossas vidas. Com o avanço da sociedade e o desenvolvimento de novas ideias, Nero Wolfe adquiriu uma importância que não pode ser ignorada. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas de Nero Wolfe, analisando seu impacto em vários aspectos da vida cotidiana. Desde a sua origem até a evolução atual, Nero Wolfe tem sido tema de constante discussão no mundo contemporâneo.

Ilustração da edição de novembro de 1940 de "Bitter End", do autor Rex Stout na The American Magazine. O personagem Nero Wolfe aparece à porta.

Nero Wolfe é um personagem de literatura criado pelo escritor estado-unidense Rex Stout. Ele é um detetive privado, e sua primeira aparição aconteceu no livro Picardia Mortal (Fer - de-Lance, no original), de 1934. Antes o personagem fora lançado em fascículos pelo jornal The Saturday Evening Post.

Archie Goodwin, o ativo e intrépido personagem assistente de Wolfe e o responsável por buscar as pistas para que Wolfe resolva os intricados mistérios sem sair de casa, e que faz o narrador nos livros, registrou que o detetive aparece em 33 novelas e em 39 contos, escritos entre os anos 30 e os anos 70, e a maioria dos casos acontecendo na cidade de Nova Iorque. Os livros e contos foram publicados em 22 idiomas.

O escritor Robert Goldsborough tentou reviver Nero Wolfe nos anos 80, mas não obteve sucesso.

Características do personagem

Nero Wolfe é um homem excêntrico e possuidor de uma inteligência incomum. É obeso, com aproximadamente 130 kg (Archie Goodwin cita o peso de Wolfe como sendo "um sétimo de tonelada"), odeia caminhar, é inimigo declarado dos exercícios físicos, é um bebedor de cerveja, tem um chef a seu dispor, e seus passatempos prediletos são leitura, culinária gourmet e cuidar de orquídeas. Não corre atrás dos maus em becos escuros, não usa os punhos e não porta arma na hora do perigo. Raramente sai de casa e nunca para trabalhar.

Seus mandamentos, sempre respeitados, são:

  1. Todos precisam vir até ele;
  2. Jamais falar de trabalho enquanto come;
  3. Nunca ser interrompido enquanto está com Theodore Horstmann, seu jardineiro, cuidando de suas preciosas orquídeas;
  4. Ter um encontro diário e reservado com seu chef, Fritz Brenner para decidir o cardápio do dia.

Todas essas regras foram quebradas quando Marko Vukic foi assassinado.

Nero Wolfe no cinema

Nero Wolfe na televisão

O personagem também apareceu em diversas séries de televisão (e rádio). Em 1981, Nero Wolfe, representado por William Conrad, deu título a uma série de 14 episódios, produzida pela Paramount Television, e transmitida pela NBC, e que foi indicada para dois prêmios Emmy.

Em 2001 foi iniciada uma série televisiva com Maury Chaykin no papel de Nero Wolfe, e Timothy Hutton representando Archie Goodwin. Esta série, sob o título genérico A Nero Wolfe Mystery, foi produzida pela A&E, que transmitiu 29 episódios em duas temporadas, tendo sido indicada para quatro prêmios de diversas instituições.

Ligações externas