O Estado Judeu

No artigo que apresentamos hoje vamos nos aprofundar no fascinante mundo de O Estado Judeu. Das suas origens à sua relevância hoje, mergulharemos num passeio por todos os aspectos relevantes que fazem de O Estado Judeu um tema de interesse para todos os tipos de pessoas. Analisaremos o seu impacto na sociedade, a sua evolução ao longo do tempo e as diferentes perspectivas que existem sobre O Estado Judeu. Independentemente do seu nível de conhecimento prévio, este artigo lhe dará uma visão abrangente e enriquecedora de O Estado Judeu, com o objetivo de aprofundar seu significado e relevância no mundo atual.

O Estado Judeu
Der Judenstaat
O Estado Judeu
Capa
Autor(es) Theodor Herzl
Idioma alemão
País Áustria-Hungria
Assunto judaísmo, sionismo
Formato panfleto
Lançamento 14 de fevereiro de 1896

Der Judenstaat (O Estado Judeu) é um livro escrito em alemão pelo jornalista austríaco Theodor Herzl, e publicado em fevereiro de 1896 em Leipzig e Viena. Seu subtítulo é "Versuch einer modernen Lösung der Judenfrage" ("Proposta de uma solução moderna para a questão dos judeus"). É considerado um dos mais importantes textos do movimento sionista.

Theodor Herzl era editor literário do jornal Neue Freie Presse. Em seu livro, escrito na forma de panfleto, argumentou que o problema do antissemitismo só seria resolvido quando os judeus dispersos pelo mundo pudessem se reunir e se estabelecer num estado nacional independente.

Logo após o Primeiro Congresso Sionista, realizado em 29 de agosto de 1897 na cidade suíça de Basileia, foi criada a Organização Sionista Mundial, tendo Herzl como presidente.[1]

Referências

  1. «Histórico em português - formato PDF» (PDF). Consultado em 10 de fevereiro de 2007. Arquivado do original (PDF) em 28 de setembro de 2007 

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Categoria no Commons