O Mito do Século XX

Der Mythus des 20. Jahrhunderts, edição de 1939

O Mito do Século XX (em alemão: Der Mythus des zwanzigsten Jahrhunderts) é um livro de Alfred Rosenberg, datado de 1930, um dos principais ideólogos do Partido Nazi e editor do jornal nazi Völkischer Beobachter. O termo Mythus (na perspectiva Sorelianaa) significa "o mito do sangue, sob o qual o símbolo da suástica abre as portas da revolução racial mundial. É o despertar da alma da raça, a qual, após um longo hibernar põe fim aos caos racial."

O livro é considerado como "um dos dois bestsellers não lidos do Terceiro Reich" (sendo o outro Mein Kampf). Em privado, Adolf Hitler disse: "Insisto que o Der Mythus des zwanzigsten Jahrhunderts de Rosenberg não deve ser visto como uma expressão da doutrina oficial do partido." Hitler opunha-se ao paganismo de Rosenberg.

Hitler entregou o o primeiro Prémio Nacional para a Arte e a Ciência ao autor de Der Mythus des zwanzigsten Jahrhunderts. O documento oficial que acompanhou o prémio "elogia expressamente Rosenberg como uma pessoa que, de forma científica e profunda, estabeleceu as fundações para uma compreensão das bases ideológicas do Nacional Socialismo.'"

Referências

  1. Citado em Viereck, 2003, p. 229.
  2. Robert E. Conot, Justice at Nuremberg, New York: Harper and Row, 1983, p. 216.
  3. Hitler, Adolf; Hugh-Trevor Roper. Adolf Hitler's Secret Conversations 1941-1944, p. 400.
  4. Roger Griffin. Fascism, Totalitarianism and Political Religion. Oxon, England, UK; New York, New York, USA: Routledge, 2005. p. 85.
  5. The Persecution of the Catholic Church in the Third Reich: Facts and Documents

Bibliografia

Ligações externas

Ver também