O Pulo do Gato

O Pulo do Gato é um tema que tem chamado a atenção de muitas pessoas nos últimos anos. Com seu impacto na sociedade e na cultura, tem gerado inúmeros debates e opiniões conflitantes. Desde as suas origens até ao momento atual, O Pulo do Gato tem sido objeto de estudo e investigação, e continua a ser um ponto de interesse para académicos, especialistas e público em geral. Neste artigo iremos explorar diferentes aspectos relacionados com O Pulo do Gato, analisando a sua influência, os seus desafios e as suas oportunidades.

O Pulo do Gato
Informações gerais
Formato Telenovela
Gêneros Comédia romântica
Comédia dramática
Tragicomédia
Realismo mágico
Criado por Bráulio Pedroso
Dirigido por Jardel Mello
Elenco Jorge Dória
Mário Gomes
Sandra Bréa
Ittala Nandi
Milton Gonçalves
ver mais
Narrado por Paulo Silvino
Tema de abertura "Eu e meu Gato", Rita Lee
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 140
Exibição original
Emissora Brasil TV Globo
Transmissão 16 de janeiro de 1978 - 28 de julho de 1978
Cronologia

O Pulo do Gato é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo de 16 de janeiro a 28 de julho de 1978, em 140 capítulos. Substituindo Nina e sendo substituída por Sinal de Alerta.[1] Foi a 25ª "novela das dez" exibida pela emissora.

Foi escrita por Bráulio Pedroso, dirigida por Jardel Mello e supervisionada por Walter Avancini.

Contou com Jorge Dória, Sandra Bréa, Milton Gonçalves, Kadu Moliterno, Mário Gomes e João Carlos Barroso nos papéis principais.

Sinopse

Bubby Mariano (Jorge Dória) é um playboy decadente e mulherengo que tenta manter seu status social a qualquer preço. Mora na Zona Sul do Rio de Janeiro e já foi muito rico, mas nos últimos anos sobrevive com o dinheiro da venda, em segredo, de quadros de sua pinacoteca, falsificados pelo amigo Caxuxo (Milton Gonçalves).

Prestes a ficar pobre, o ex-milionário pretende dar um golpe nos grã-finos que o rodeiam para escapar à falência. E, através de seu traquejo com a elite, usa três garotões pobres - Procópio (Mário Gomes), Billy (Kadu Moliterno) e Nando (João Carlos Barroso) - para se aproximarem de ricaças carentes. Mas os planos de Bubby Mariano fracassam e ele perde a mulher de sua vida, Noêmia (Sandra Bréa), e a filha, Mayra (Marly Aguiar).

Elenco

Produção

O ator Paulo Silvino foi convidado por Boni, Superintendente de Produção e Programação da Rede Globo na época, para fazer a narração da história. A ideia era ter uma locução diferente daquela que os telespectadores estavam acostumados a ouvir na programação da TV Globo. Boni ainda pediu a Silvino que encontrasse uma palavra que marcasse a retrospectiva dos capítulos. Inspirado pelos seriados do Batman e do Super-Homem, o ator então sugeriu inserir a pergunta “confere?” ao final de cada frase, o que passou a ser a marca registrada da narração da novela. Paulo Silvino só apareceu para o público no último capítulo.

Apesar de não saber pegar onda na época, Kadu Moliterno aceitou o convite de Walter Avancini para interpretar o surfista Billy na trama de Bráulio Pedroso. O ator conta que comprou uma prancha e passou a praticar diariamente. Mesmo assim, em seu primeiro dia de gravação, na Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, Kadu quase se afagou e acabou sendo substituído por um dublê nas cenas de surfe. O incidente não impediu que Kadu fizesse sucesso como surfista. Billy foi o primeiro de uma série de personagens que marcaria a trajetória profissional do ator.

O Pulo do Gato contou com participações de pessoas famosas da vida carioca. Hildegard Angel, Rodrigo Argollo, Carlinhos de Oliveira, Nelson Cavaquinho, Candeia, Ricardo Amaral, o craque Paulo César, e a atriz e manequim Marlene Silva, do humorístico Planeta dos Homens, foram algumas das celebridades que passaram pela novela.

Trilha sonora

Nacional

  1. "Requebra Que Eu Curto" - Guilherme Lamounier
  2. "Babá Alapalá" - Zezé Motta
  3. "Face a Face" - Simone
  4. "Linda Manhã" - Quinteto Ternura
  5. "Feito Para Dançar" - Tim Maia
  6. "Eu e Meu Gato" - Rita Lee
  7. "Amor Informal" - Don Beto
  8. "Sedução" - Fafá de Belém
  9. "Cordas e Correntes" - Martinho da Vila
  10. "Tem Uma Mulher na Vida Dele" - The Fevers
  11. "Yougue de Ouvido" - Moraes Moreira
  12. "Seu Preço" - César Costa Filho
  13. "Pedra de Ouro" - Denise Emmer

Internacional

  1. "The House Of The Rising Sun" - Santa Esmeralda
  2. "La Vie En Rose" - Grace Jones
  3. "As" - Tony Sherman
  4. "Count On Me" - Jefferson Starship
  5. "I Wanna Be a Rollin' Stone" - Nadine Expert
  6. "On And On" - Stephen Bishop
  7. "Makin' Love" - Dennis Gordon
  8. "Funky Funky" - Andrea Mingardi Super Circus
  9. "You're In My Heart" - Rod Stewart
  10. "From East To West" - Voyage
  11. "There's Always a Goodbye" - Randy Richards
  12. "For You" - Light Years
  13. "Let Me Be" - Ralph Richardson
  14. "Singin' In The Rain" - Sandy Woo

Referências

  1. «O pulo do gato». Teledramaturgia. Consultado em 19 de dezembro de 2015 

Ligações externas