Paleta

No artigo de hoje vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Paleta. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade moderna, Paleta tem sido um tema de interesse e controvérsia para muitos. Ao longo dos anos, Paleta evoluiu e adaptou-se às mudanças culturais e tecnológicas, deixando uma marca profunda na história. Exploraremos os aspectos mais relevantes de Paleta, desde a sua influência na cultura popular até às suas implicações no campo científico. Junte-se a nós nesta emocionante jornada para descobrir tudo relacionado a Paleta.

 Nota: Para outros significados, veja Paleta (desambiguação).
Paleta do artista
Paleta

Paleta é uma chapa de madeira, louça ou plástico sobre a qual os pintores dispõem e combinam as tintas enquanto pintam.[1] Tem um orifício para o polegar e também um recuo ou reentrância ao lado do orifício para segurar a paleta com os dedos indicador e médio. A maioria das paletas são brancas para eliminar diferenças nas cores entre a paleta e a tela.[2]

Tipos de paleta

Os três tipos clássicos de paleta são a paleta oval, a paleta retangular e a mesa-cómoda.[3] Esta última faz parte de um móvel ou uma mesa, em forma de tampa, e assim permite que as duas mãos do pintor fiquem livres.

Referências

  1. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 1988 
  2. Medeiros, João (1973). Técnica da Pintura. Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana 
  3. «Saiba mais sobre as Paletas de pintura em AmoPintar». AmoPintar. 18 de junho de 2017