Papa Inocêncio I

No artigo que apresentamos a seguir abordaremos o tema Papa Inocêncio I de forma ampla e detalhada. Papa Inocêncio I é um tema que tem gerado grande interesse e debate nos últimos anos devido à sua importância na sociedade atual. Ao longo deste artigo analisaremos diferentes aspectos relacionados a Papa Inocêncio I, desde sua origem histórica até sua relevância no mundo contemporâneo. Além disso, exploraremos diversas perspectivas e opiniões de especialistas na área, com o objetivo de oferecer uma visão completa e aprofundada de Papa Inocêncio I. Sem dúvida, este artigo será muito útil para quem deseja aprender mais sobre este tema e suas implicações na atualidade.

Inocêncio I
Santo da Igreja Católica
40° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Eleição 22 de dezembro de 401
Fim do pontificado 12 de março de 417 (15 anos)
Predecessor Anastácio I
Sucessor Zósimo
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Nascimento Albano, Itália
11 de março de 378
Morte Roma, Império Bizantino
12 de março de 417 (39 anos)
Nome de nascimento Innocentius
Sepultura Catacumba de Ponziano
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

O Papa São Inocêncio I (em latim: Innocentius I) foi um papa eleito em 22 de dezembro de 401 e faleceu dia 12 de março de 417.

Um dos mais ferrenhos defensores, na Igreja primitiva, das prerrogativas da Sé Apostólica em questão de doutrina e disciplina eclesiástica, Inocêncio I era, na verdade, filho de Anastácio I. É o primeiro caso de um filho suceder o pai no pontificado.[1][2] Foi durante o seu pontificado que São Jerônimo terminou a revisão da tradução latina da Bíblia conhecida como Vulgata Latina, em 404.

Tendeu a unificar a Igreja ocidental em torno da "praxis romana", estabelecendo a observância dos ritos romanos no Ocidente, o catálogo do livros canônicos e as regras monásticas. Enfrentou a heresia de Pelágio da Britânia, tendo ratificado a condenação deste e de Celestino; defendeu São João Crisóstomo. Durante seu pontificado, Roma foi saqueada pelos visigodos de Alarico I. Conseguiu que o imperador Flávio Honório proibisse as lutas de gladiadores.

Referências

  1. Os Papas (Edição Loyola)
  2. Calendarium Romanum (Libreria Editrice Vaticana, 1969)


Precedido por
Anastácio I

Papa

40.º
Sucedido por
Zósimo