Portal:Alimentos

No mundo de hoje, Portal:Alimentos tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas. Quer sejam profissionais que procuram informação atualizada, estudantes que procuram ampliar os seus conhecimentos, ou simplesmente pessoas curiosas em saber mais sobre este tema, Portal:Alimentos continua a captar a atenção de um público cada vez mais diversificado. Neste artigo exploraremos a fundo os aspectos mais relevantes e atuais relacionados a Portal:Alimentos, oferecendo uma perspectiva completa e atualizada sobre este tema que continua a gerar interesse em todos os tipos de público.

A l i m e n t o s

 ver · editar Portal Alimentos


Alimento (do latim alimentum) é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui, ainda, várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas mas que fazem parte da cultura, como compostos químicos psicotrópicos, temperos, corantes e conservantes usados nos alimentos.

Pirâmide alimentar
Pirâmide alimentar
Exemplo de pirâmide alimentar vegetariana. Na base os alimentos recomendados em maior proporção, no topo, em menor.
 ver · editar Artigo selecionado


Ciência dos alimentos, também conhecida como bromatologia (do grego antigo brooma, alimento), é um ramo multidisciplinar das ciências biológicas que estuda a composição, deterioração, processamento, conservação, elaboração, qualidade e comercialização dos alimentos para o consumidor. Tem como objeto de estudo o alimento em todos os seus aspectos, físico-químicos, microbiológicos, bioquímicos e tecnológicos, incluindo nutrição, sensorialidade, marketing, logística, legislações e gestão da qualidade. O bacharel em ciências dos alimentos atua nas atividades desde a pós-colheita do alimento, na indústria, na distribuição, comercialização e mesmo junto ao consumidor.

 ver · editar Culinária selecionada


Culinária italiana evoluiu através dos séculos, ao longo das mais variadas alterações sociais e políticas; suas raízes podem ser traçadas até o século IV a.C.. Mudanças significantes ocorreram com a descoberta do Novo Mundo, que ajudaram a moldar muito do que é conhecido como a culinária italiana hoje em dia, através da introdução de ingredientes como batatas, tomates, pimentões e milho, todos eles parte central da cozinha daquele país, e que no entanto só foram introduzidos em grande escala a partir do século XVIII. É uma das culinárias mais populares do mundo, com suas pizzas, massas e outros tipos de preparações. Tanto ingredientes como pratos mudam de região para região do país.

 ver · editar Imagem selecionada


Morango
Morango
Morango, fruta rica em Pelargonidina.
 ver · editar Receita selecionada


Risoto
Risoto
Risoto é um prato italiano. O arroz típico do risoto é de grão mais gordinho, com uma maior quantidade de amido, que faz com que o risoto ganhe sua cremosidade característica. Os tipos de arroz mais usados são o Vialone Nano, o Carnarolli e o Arbório.

Risotto , que significa literalmente arrozinho, é um prato típico do norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do século XI quando a Sicília era dominada pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risoto. Com o tempo, manteiga e queijo foram sendo colocados na receita. O risoto chegou ao Brasil em meados do século XIX, trazido por imigrantes italianos.

Tópicos
Colabore Como colaborar!
• Crie artigos relacionados aos alimentos dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos dos alimentos.