No mundo de hoje, Prémio Sakharov é um tópico que tem chamado a atenção de pessoas em todos os lugares. Do seu impacto na sociedade às suas implicações na vida quotidiana, Prémio Sakharov é um tema que não podemos ignorar. À medida que nos aprofundamos neste artigo, exploraremos as diferentes facetas de Prémio Sakharov e sua influência em diferentes aspectos da vida. Desde as suas origens até à sua evolução ao longo do tempo, mergulharemos numa análise detalhada que nos permitirá compreender melhor a importância de Prémio Sakharov no mundo de hoje. Junte-se a nós nesta jornada para descobrir tudo o que você precisa saber sobre Prémio Sakharov.
O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, baptizado assim em honra do dissidente e cientista soviéticoAndrei Sakharov, foi estabelecido em dezembro de 1985 pelo Parlamento Europeu, como meio para homenagear pessoas ou organizações que dedicaram as suas vidas ou acções à defesa dos direitos humanos e à liberdade.
A premiação é concedida anualmente e entregue em 10 de dezembro, o dia em que se assinou a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Os candidatos são nomeados pelos eurodeputados e os grupos políticos do Parlamento Europeu. Da lista de candidatos, a comissão de Assuntos Externos selecciona três "finalistas". Os presidentes dos grupos políticos (a Conferência de Presidentes) posteriormente seleccionam um ou mais galardoados.
O prémio é formalmente entregue pelo presidente do Parlamento Europeu durante a sessão plenária de dezembro. O condecorado recebe um certificado e um cheque de 50 000 euros.
Galardoados
As seguintes pessoas e organizações foram condecoradas: