Prevenção do crime através do desenho urbano

A prevenção do crime através do desenho urbano - ambiental é a capacidade de um espaço urbano para influenciar as decisões dos criminosos que precedem o ato criminoso.

Estratégias para Ambientes Construídos

As estratégias do CPTED residem na sua capacidade de influenciar as decisões que precedem o ato criminoso. Pesquisas de comportamento criminal revelam que a decisão de realizar ou não o delito estão mais relacionadas a possibilidade de ser pego do que a dificuldade de invadir os locais. Baseado em tais princípios, as estratégias do CPTED procuram enfatizar o risco de ser percebido e apreendido.

As estratégias mais comum são a vigilância natural, controle natural de acesso e reforço natural da área. A vigilância natural e o controle de acesso limitam oportunidades para a consumação do ato criminoso. O reforço de área promove um controle social por meio de diferentes medidas.

Vigilância Natural

Ruas curvas e edifícios com janelas e varandas viradas para a rua.

Vigilância Natural aumenta a ameaça de apreensão pelo acréscimo de etapas que aumentam a percepção de que pessoas podem ser vistas. Vigilância natural ocorre pelo desenho de características físicas, atividades e pessoas de tal maneira que amplia a visibilidade e promovem a interação positiva social entre legítimos usuários do espaço privado e público. Potenciais atacantes sentem-se progressivamente mais limitados em suas rotas de fuga:

Medidas de vigilância natural podem ser completadas por medidas mecânicas e organizacionais. Por exemplo, circuito interno de vigilância (CCTV) câmeras podem ser adicionadas em áreas onde a vigilância por janelas é inviável.

Controle Natural de Acessos

Cerca de estacas.

O Controle Natural de Acessos limita a oportunidade de cometer um crime por meio de passos que diferenciam claramente os espaços públicos e privados. Pela seleção adequada de entradas, saídas, cercas, luzes e paisagens que limitem o acesso ou controlem o fluxo, o controle de acesso ocorre naturalmente.

Controle natural de acesso é utilizado para complementar acessos mecanizados e operacionais.

Reforços naturais no território

Reforço de território permite o controle social por meio da evidenciação dos espaços privados. Um ambiente desenhado para claramente delinear espaços privados faz duas coisas. Primeiro, cria um senso de propriedade. Proprietário tem um grande interesse e são mais tendentes a desafiar invasores ou reportá-los a polícia. Segundo, o senso de espaços proprietários cria um ambiente onde "estrangeiros" e "invasores" contrastam e são mais facilmente identificados. Utilizando-se construções, cercas, pavimentos, sinais, luzes e paisagens para expressar a propriedade e definir os espaços público, semi-público e privado, o reforço natural do território acontece.

As medidas de reforço de território fazem o usuário comum sentir-se seguro e alertar os potenciais delinquentes do risco de apreensão e escrutínio.

Ver também

Referências

Traduzido parcialmente do inglês para o português:

Ligações externas