No mundo de hoje, Proton (família de foguetes) é um tema recorrente que tem chamado a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo. A sua relevância transcendeu fronteiras e o seu impacto fez-se sentir em diversas áreas. Desde o seu surgimento, Proton (família de foguetes) tem despertado o interesse de especialistas e fãs, gerando debates, pesquisas e reflexões que buscam compreender seu significado e influência na sociedade. Com o tempo, Proton (família de foguetes) tornou-se um fenómeno que não deixa ninguém indiferente, desafiando perceções e crenças estabelecidas. Neste artigo, exploraremos de perto o impacto de Proton (família de foguetes) em diferentes contextos e as implicações que tem na vida cotidiana.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2020) |
Proton, em russo, Протон - é o nome que designa uma família de veículos de lançamento descartáveis desenvolvidos pela União Soviética desde a década de 1960. Com a designação oficial de UR-500, foi desenvolvido para ser um "super ICBM", com capacidade de lançar ogivas de mais de 100 megatons a distâncias de 13.000 km.
O primeiro lançamento do foguete aconteceu em julho de 1965, quando levou ao espaço uma estação de pesquisa científica de 12,2 t.
A família de foguetes Proton levou ao espaço diversos aparelhos, entre eles as estações espaciais Salyut e Mir, e é usada pela Rússia até os dias de hoje.
Em 1967, o foguete foi aperfeiçoado para ser utilizado exclusivamente para missões espaciais. Os lançamentos aconteceram no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.