Províncias históricas da Finlândia

Neste artigo queremos abordar o tema Províncias históricas da Finlândia, que tem sido objeto de inúmeros estudos, debates e controvérsias ao longo da história. Províncias históricas da Finlândia teve um impacto significativo em diversas áreas, desde a política à economia, à sociedade em geral. A relevância de Províncias históricas da Finlândia tem sido tal que tem despertado o interesse de académicos, especialistas e investigadores, que têm dedicado numerosos esforços para tentar compreender a sua influência e alcance. Ao longo destas páginas exploraremos as diferentes facetas de Províncias históricas da Finlândia, analisando as suas origens, a sua evolução ao longo do tempo e o seu impacto hoje. Esperamos que este artigo possa contribuir para esclarecer um tema tão complexo e significativo como Províncias históricas da Finlândia.

Escudo da Finlândia, representando as províncias históricas.
As 9 províncias históricas

As 9 províncias históricas da Finlândia (em finlandês historialliset maakunnat; em sueco historiska landskap) são um legado histórico do tempo em que a Finlândia pertencia à Suécia.
Representam comunidades históricas, geográficas e culturais, sem existência jurídica ou papel político-administrativo, com exceção da Åland que é atualmente uma província autônoma da Finlândia.
Um reforma sucessiva da divisão do país em novas províncias, foi iniciada em 1920 e finalizada em 1998, conduzindo às 20 províncias contemporâneas.[1]

Províncias históricas da Finlândia

Finlàndia Genuïna Finlândia Própria (Varsinais-Suomi, Egentliga Finland)
Carélia Carélia (Karjala, Karelen)
Lapònia Lapônia (Lappi, Lappland)
Ostrobòtnia Ostrobótnia (Pohjanmaa, Österbotten)
Satakunta Satakunta (Satakunta, Satakunda)
Savonia Savônia (Savo, Savolax)
Tavastia Taváscia (Häme, Tavastland)
Uusimaa Uusimaa (Uusimaa, Nyland)
Åland Åland (Ahvenanmaa, Åland)

Referências

  1. «Landskap» (em sueco). Uppslagsverket Finland - Enciclopédia Finlândia. Consultado em 8 de março de 2016 

Ver também