No mundo atual, Quepe é um tema que ganhou grande relevância e gerou ampla discussão em diversas áreas. O seu impacto tem sido sentido na sociedade, na economia, na política e na forma como as pessoas se relacionam. Desde o seu surgimento, Quepe despertou interesse crescente e gerou opiniões divergentes. Neste artigo, exploraremos as diversas facetas de Quepe e analisaremos sua influência em diferentes aspectos da vida cotidiana. Além disso, examinaremos como Quepe evoluiu ao longo do tempo e como está moldando o presente e o futuro da sociedade.
Quepe ou quépi é um chapéu de uso militar, do tipo boné, cuja característica é o topo circular e uma aba sobre os olhos.[1][2] A palavra quepe ou quépi deriva do francês képi que, por sua vez, vem do alemão Käppi. O seu formato varia de acordo com o país e a graduação dos usuários.
Os quepes militares franceses se caracterizam pelo formato cilíndrico rígido e apresentam aba sobre os olhos. Surgiram por volta de 1830, durante a ocupação da Argélia, e foi o mais popular adereço militar para cabeça usado pelo Exército da França.[3] Durante a Guerra Civil Americana, os soldados estadunidenses usaram um tipo de quepe semelhante ao quepe francês, porém, sua copa era mais desestruturada.[4]
Na maioria dos demais países o quepe apresenta o topo na forma de círculo, mas a copa é mais baixa e desestruturada, num formato mais próximo do formato do boné tradicional, porém mantêm a aba rígida sobre os olhos.
Os quepes também foram e continuam sendo usados por não militares, como maquinistas de trem, motoristas particulares, porteiros de hotel, aviadores etc.