SliTaz

No mundo de hoje, SliTaz é um tema que tem captado a atenção de milhões de pessoas em todos os cantos do planeta. Seja pela sua importância histórica, pela sua relevância na sociedade contemporânea ou pelo seu impacto no futuro, SliTaz é um tema que não deixa ninguém indiferente. Ao longo dos anos, SliTaz tem sido objeto de debate, extenso estudo e análise detalhada, resultando numa ampla gama de opiniões e perspectivas. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas de SliTaz, desde a sua origem e evolução até à sua influência hoje, com o objetivo de lançar luz sobre um tema que continua a gerar interesse e curiosidade em todo o mundo.

SliTaz
Logotipo

Captura de tela
SliTaz 2.0
Desenvolvedor Christophe Lincoln
Arquiteturas x86
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Lançado em 2006 (18–19 anos)
Versão estável 4.0 / 10 de abril de 2012
Língua natural Multilíngue
Mercado-alvo LiveCD
Família Projeto GNU
Núcleo Linux
Gerenciamento de pacotes tazpkg
Interface OpenBox
Estado do desenvolvimento Corrente
Website www.slitaz.org (em inglês, em português, em alemão, em francês e em chinês)., acessado pela última vez há 828 semanas e 2 dias
Posição no Distrowatch 58ª (em inglês, em castelhano, em francês, em alemão, em tcheco/checo, em japonês e em chinês).
Origem comum Suíça
Portal do Software Livre

O SliTaz GNU/Linux é uma distribuição linux criada em 2006 por Christophe Lincoln. Nele o sistema de arquivos possui, aproximadamente, 100 MB e a imagem ISO 30 MB. Em um artigo do site Distrowatch publicado em abril de 2008 foi considerado uma das menores distribuições GNU/Linux existentes.

O SliTaz (Simple Light Incredible Temporary Autonomous Zone) pode ter seu processo de iniciação feito a partir de um CD ou de um drive usb. Após o boot, traz uma área de trabalho baseada no LXDE (um conjunto de programas que fornece um ambiente desktop leve), executado sobre o servidor gráfico Xvesa. Utiliza, ainda, o Busybox, um aplicativo que fornece vários comandos do sistema. Além de ser utilizado em modo Live CD, pode ser instalado no disco rígido do computador.

Aplicativos

  • Navegador web Midori
  • Alsa mixer e player de mídia
  • Asunder (CD Ripper e encoder)
  • Clientes para FTP, chat e email
  • Dropbear (Servidor e Cliente SSH)
  • Banco de dados (SQLite)
  • Ferramentas para gravação e edição de CDs e DVDs
  • Mais de 2900 pacotes instaláveis pelo gerenciador de pacotes tazpkg

Requisitos do Sistema

O SliTaz GNU/Linux suporta todas as máquinas baseadas em i486 ou x86 Intel . O ambiente "core" requer 192 MB de RAM para rodar com eficiencia. Além disso, há uma funcionalidade reduzida gráfica instalador LiveCD ambiente intitulado "Loram-slitaz", que requer 80 MB para executar de forma eficiente. Finalmente, há o "Loram-slitaz-cdrom" sabor, que é um instalador baseado em texto simples, e requer 16 MB. Independentemente do método de instalação, no entanto, o SliTaz exige pelo menos 16 MB de RAM para executar com eficiência .

Os baixos requisitos de sistema tornam o SliTaz particularmente adequado para computadores Netbook. Como tal, inclui suporte para uma ampla gama de Netbooks .

Ferramentas do sistema

O SliTaz tem suas próprias ferramentas :

  • Tazpkg - Gerenciador de pacotes leves
  • Tazlito - Permite a criação de uma distribuição LiveCD SliTaz
  • TazUSB - Permite a criação de uma distribuição SliTaz USB
  • Tazwok - Cria pacotes personalizados para uso do Tazpkg

Diferencial

Após dois anos de desenvolvimento, a primeira versão estável do SliTaz 1.0 foi lançada no dia 22/03/2008 e foi considerada a menor distro com desktop totalmente funcional. O SliTaz é uma mini-distro que tem os mesmos objetivos que o Damn Small Linux, só que o SliTaz possui uma interface mais bonita, um linux mais atual (significa que programas modernos podem ser rodados sem problemas), possui a metade do tamanho do Damn Small Linux e ainda possui um repositório próprio. Esses são alguns diferenciais dessa mini-distro.

Historico das Versões

Versão Data de lançamento Situação
1.0 23 Março 2009 Versão Antiga
2.0 16 Abril 2010 Versão Antiga
3.0 28 Março 2011 Versão Antiga
4.0 01 Abril 2012 Versão Antiga
5.0 RC-1 02 de maio de 2014 Versão Atual

Referência