No artigo a seguir exploraremos em profundidade o fascinante mundo de Univention Corporate Server. Das suas origens ao seu impacto hoje, nos aprofundaremos nos múltiplos aspectos que fazem de Univention Corporate Server um tema de interesse para pessoas de todas as idades e profissões. Ao longo destas páginas descobriremos a importância de Univention Corporate Server na sociedade moderna e a relevância que tem em diversas áreas. Quer você seja um especialista na área ou esteja descobrindo Univention Corporate Server pela primeira vez, este artigo fornecerá uma visão geral completa e atualizada deste tópico interessante.
Univention Corporate Server (UCS) é um sistema operacional de servidor derivado do Debian GNU/Linux com um sistema de gerenciamento integrado para a administração central e multi-plataforma de servidores, serviços, clientes, desktops e usuários, bem como computadores virtualizados operados no UCS. Desde a versão 3.0, Univention também suporta as funções utilizadas em muitas empresas pelo Microsoft Active directory, para a administração dos computadores que funcionam com o Microsoft Windows via a integração do software de código aberto Samba 4. Desde o UCS 3.1, componentes para UCS desenvolvidos por terceiros, que são certificados para UCS, pode ser instalado e integrado através da Univention App Center.
O UCS também pode ser operado em ambientes de nuvem baseados em OpenStack, Microsoft Azure e Amazon EC2.[1]
Univention é um membro da Open Source Business Alliance e apóia a criação de software de código aberto.
Por meio da integração do software de código aberto Samba 4, o Univention também suporta as funções fornecidas em muitas empresas pela Microsoft Active Directory para a administração de computadores operados com o Microsoft Windows.[2][3]
O impulso para o desenvolvimento da UCS se deu em 2002. Foi a falta de um sistema operacional Linux padronizado para servidor que oferecesse às empresas e organizações uma alternativa ao conceito de domínio da Microsoft com o serviço de diretório proprietário Active Directory. Soluções Linux comparáveis (por exemplo, SUSE e Red Hat) não oferecem, um sistemas integrados de gerenciamento de computador.
UCS é predominantemente empregada no mundo de língua alemã por empresas e organizações públicas de uma ampla gama de setores e campos, entre outros, pela autoridade do governo regional do estado federal alemão.
Em 2005, foi iniciada a comercialização do Univention UCS também em outros países de língua alemã. Hoje, UCS é usado em muitos países da Europa e também fora da Europa, por exemplo, na Austrália, Brasil, Nigéria e EUA, onde Univention estabeleceu uma subsidiária em 2013.