Sociedade Thule

A Sociedade Thule (em alemão: Thule-Gesellschaft), originalmente Studiengruppe für germanisches Altertum ("Grupo de Estudo para a Antiguidade Alemã") foi uma sociedade secreta ocultista e völkisch de Munique, fundado por Adam Alfred Rudolf Glauer, Barão de Sebottendorff, cujo nome era uma referência a capital do país místico de uma lenda grega. A sociedade é notável principalmente pela organização que patrocinou o Deutsche Arbeiterpartei (DAP), que posteriormente foi transformado por Adolf Hitler no Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores (Partido Nazista). Embora não tenha nenhuma prova de que Hitler tenha frequentado de fato a Sociedade de Thule, as pessoas mais próximas dele em seu governo faziam parte.

Século XX

No século XX, é relacionada ao Grupo de Thule, fundado em 17 de Agosto de 1918 por Rudolf von Sebottendorff em Munique. O nome Thule é derivado da ilha mística Thule. O seu nome original era "Studiengruppe für germanisches Altertum" (Grupo de estudo para a antiguidade germânica), mas em breve, com a formação do Grupo de Thule, esse começou a disseminar propaganda anti-republicana e anti-semítica. E, desde sua fundação, teve como objetivo a promoção das antigas tradições religiosas europeias, tais como o druidismo, o wotanismo, o woragsmo, a asatru e a vanatru, desde sua fundação ela sempre foi dirigida por druidas e ghodis nos cargos de Grão Mestre e Venerável.

Foi um grupo precursor que teve importância na transformação do "Deutsche Arbeiterpartei" (Partido Alemão dos Trabalhadores) que mais tarde se tornaria o NSDAP (Partido Nazista). Teve membros dos escalões de topo do partido, incluindo Rudolf Heß, Alfred Rosenberg. O seu órgão de imprensa foi o "Münchener Beobachter" (Observador de Munique) que mais tarde se tornaria o "Völkischer Beobachter" (Observador do Povo), o jornal do NSDAP. A sociedade Thule é também conhecida por estar associada à sociedade secreta Germanenorden.

O símbolo associado com o Grupo de Thule era uma adaga, e com a Sociedade Thule era, e ainda é, o octagrama, muitas vezes com três triângulos ou raios em seu interior, ou apenas com o olho de Odhin no centro do octagrama (desde 2012). O Grupo de Thule atuou no Brasil até 1969, quando voltou novamente e agora com lojas no sudeste (SP, RJ) e sul do país. A Sociedade Thule mantem forte atuação no Brasil, principalmente no contexto da expansão das religiões tradicionais europeias pagãs, anteriores ao cristianismo. Esse grupo religioso é conhecido como: religiões hiperbóreas, uma referência a ideia de antepassados que teriam colonizado este planeta há mais de 100.000 anos atrás.

Cultura popular

A Sociedade é citada no anime e no filme da franquia Fullmetal Alchemist.

Também citada no filme Hellboy I, bem como no livro "Filhos do Éden: Anjos da Morte", do escritor Eduardo Spohr.

Na série de televisão norte-americana Supernatural, a Sociedade Thule é retratada em diversos episódios: Temporada 8 (Episódio13 - Everybody Hates Hitler); Temporada 11 (Episódio 14 - The Vessel); e Temporada 12 (Episódio 5 - The One You Have Been Waiting For).

No final de agosto de 2022, a Sociedade Thule também aparece no sexto livro lançado da série Cormoran Strike, O Coração de Nanquim (The Ink Black Heart, do inglês), o qual J. K. Rowling assina sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

Ver também

Referências

  1. David Luhrssen, Hammer of the Gods: The Thule Society and the Birth of Nazism (Potomac Books, Inc., 26 April 2012), p. 131.
  2. Johannes Hering, "Beiträge zur Geschichte der Thule-Gesellschaft", transcrito com data de 21 de junho de 1939, Bundesarchiv Koblenz, NS26/865, citado em Goodrick-Clarke (1985: 201), que conclui: "There is no evidence that Hitler ever attended the Thule Society" (ibid., 201).

Bibliografia

Ligações externas