No artigo de hoje vamos explorar o emocionante mundo de Sterling Holloway, um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Desde as suas origens até à sua relevância nos dias de hoje, Sterling Holloway tem gerado debate, interesse e curiosidade em diversas áreas da sociedade. Ao longo deste artigo iremos analisar a importância de Sterling Holloway no contexto atual, bem como a sua influência em diferentes aspectos da vida quotidiana. Além disso, nos aprofundaremos nas suas implicações históricas, culturais e sociais, oferecendo uma perspectiva detalhada que nos permitirá compreender melhor a relevância de Sterling Holloway no mundo de hoje.
Sterling Holloway | |
---|---|
Sterling Holloway em 1933 | |
Nascimento | 4 de janeiro de 1905 Cedartown, Geórgia, Estados Unidos |
Morte | 22 de novembro de 1992 (87 anos) |
Ocupação | Ator |
Atividade | 1925–1986 |
Filho(a)(s) | 1[1] |
Sterling Price Holloway Jr. (14 de janeiro de 1905 [a] – 22 de novembro de 1992) foi um ator norte-americano que apareceu em mais de 100 filmes e 40 programas de televisão.[2] Ele teve papel de dublador na The Walt Disney Company, interpretando o Sr. Cegonha em Dumbo, Flower em Bambi, o Gato de Cheshire em Alice no País das Maravilhas, Kaa em The Jungle Book, Roquefort em The Aristocats, e o personagem-título da franquia de desenhos Ursinho Pooh, entre muitos outros.
Nascido em Cedartown, Geórgia, Holloway recebeu o nome de seu pai, Sterling Price Holloway, que, por sua vez, recebeu o nome de um proeminente general confederado, Sterling "Pap" Price. Sua mãe era Rebecca DeHaven Boothby. Ele tinha um irmão mais novo chamado Boothby. A família era dona de uma mercearia em Cedartown, onde seu pai foi prefeito em 1912. Depois de se formar na Academia Militar da Geórgia em 1920, aos quinze anos, ele deixou a Geórgia para ir para Nova Iorque, onde frequentou a Academia de Artes Dramáticas dos Estados Unidos.[3] Enquanto frequentava a academia, ele fez amizade com o ator Spencer Tracy, a quem ele considerava um de seus colegas de trabalho preferidos.[carece de fontes]
No final da adolescência, Holloway fez uma turnê com a companhia The Shepherd of the Hills,[4] atuando em apresentações de uma noite em grande parte do oeste americano antes de retornar a Nova York, onde aceitou pequenos papéis do Theatre Guild.Ele também realizou apresentações "Manhattan" em 1925 e no ano seguinte, "Mountain Greenery".[3]
Ele se mudou para Hollywood em 1926, para iniciar uma carreira cinematográfica que durou quase 50 anos. Seu cabelo ruivo e espesso, e sua voz suave e característica, faziam com que ele quase sempre aparecesse em comédias. Seu primeiro filme foi The Battling Kangaroo (1926), um filme mudo. Nas décadas seguintes, Holloway apareceria com Fred MacMurray, Barbara Stanwyck, Lon Chaney Jr., Clark Gable, Joan Crawford, Bing Crosby e John Carradine . Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, Holloway alistou-se no Exército dos Estados Unidos aos 37 anos. Ele ajudou a desenvolver um programa chamado "Hey Rookie", que ficou no ar por nove meses e arrecadou US$ 350.000 para o Army Relief Fund. Em 1945, Holloway desempenhou o papel de um médico designado para um pelotão de infantaria no filme aclamado pela crítica A Walk in the Sun. Entre 1946 e 1947, ele interpretou o ajudante cômico em cinco faroestes de Gene Autry.
Walt Disney originalmente considerou Holloway para a voz de Soneca em Branca de Neve e os Sete Anões (1937), mas escolheu Pinto Colvig. O trabalho de voz de Holloway em filmes de animação começou com Dumbo (1941), como a voz do Sr. Cegonha. Holloway foi a voz de Flower adulto em Bambi (1942), a narradora da sequência do pinguim da Antártida em The Three Caballeros (1944) e a narradora na sequência de Pedro e o Lobo de Música, Maestro! (1946). Ele foi a voz do Gato de Cheshire em Alice no País das Maravilhas (1951); o narrador em The Little House (1952), Susie the Little Blue Coupe (1952), Lambert the Sheepish Lion (1952) e Golias II (1960); Amos Mouse do curta de animação Ben and Me (1953) ; Kaa em The Jungle Book (1967); e Roquefort, em The Aristocats (1970). Ele é mais conhecido popularmente por dublar o Ursinho Pooh nos curtas da animação da Disney até 1977. Ele foi homenageado como uma Lenda da Disney em 1991, sendo a primeira pessoa a receber o prêmio na categoria de voz. Seu último papel foi Hobe Carpenter, um simpático destilador ilegal que ajuda Harley Thomas (David Carradine) em Thunder and Lightning (1977). A maioria de seus papéis foi substituído pelo dublador Jim Cummings após sua morte.
Holloway atuou em muitos programas de rádio, incluindo The Railroad Hour, The United States Steel Hour, Suspense, Lux Radio Theater e The Shadow. No final da década de 1940, ele pôde ser ouvido em vários papéis no programa " Fibber McGee and Molly ", da NBC. Sua voz manteve um toque do sotaque sulista e foi imediatamente reconhecível. Holloway foi escolhido para narrar muitos discos infantis.
Holloway fez transição de rádio para a televisão. O ator apareceu em Adventures of Superman como “Tio Oscar”, um inventor excêntrico, e teve um papel recorrente em The Life of Riley. Participou como convidado no programa de televisão da CBS de Fred Waring na década de 1950, e apareceu em Circus Boy como um balonista de ar quente. Algumas outras séries em que atuou incluem: Five Fingers (episódio “The Temple of the Swinging Doll”), The Untouchables, The Real McCoys (“The Jinx”), Hazel, Pete and Gladys, The Twilight Zone, The Brothers Brannagan, Gilligan's Island, The Andy Griffith Show, The Donald O'Connor Show, Peter Gunn, F Troop e Moonlighting.
Durante a década de 1970, Holloway fez dublagens comerciais para a ração para cães Nestlé Purina PetCare. Ele também deu a voz a Woodsy Owl em vários comerciais do Serviço Florestal dos Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980.[carece de fontes]
Holloway era um republicano que apoiou a candidatura do presidente Dwight D. Eisenhower na eleição presidencial de 1952.[5] Além disso, Holloway aderiu ao metodismo. Durante toda a sua vida, Holloway permaneceu solteiro e adotou um filho, no qual o deu o nome de Richard Holloway.
O colega de elenco de Winnie the Pooh, Hal Smith (que deu origem ao personagem Corujão), assumiu o papel do Ursinho Pooh no curta de 1981 Winnie the Pooh Discovers the Seasons. Holloway teve a chance de retornar ao papel em The New Adventures of Winnie the Pooh, mas, aos 83 anos, não conseguiu mais dar a voz característica do personagem como fazia no passado; Jim Cummings assumiu o papel, assim como a maioria dos outros papéis de voz do ator, incluindo Kaa em Jungle Cubs e The Jungle Book 2. Holloway morreu vítima de uma parada cardíaca no Hospital Samaritano de Los Angeles, em 22 de novembro de 1992.[6] Ele foi cremado e suas cinzas foram espalhadas no Oceano Pacífico.[7]
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome birthdate
<ref>
inválido; o nome "JColl-SH" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Coupe
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Discogs