Susumu Tonegawa

Susumu Tonegawa
Susumu TonegawaSusumu Tonegawa
Nascimento 6 de setembro de 1939 (84 anos)
Nagoia
Residência Aichi
Nacionalidade japonês
Cidadania Japão
Alma mater Universidade de Quioto, Universidade da Califórnia em San Diego
Ocupação biólogo molecular, imunologista, neurocientista, professor, cientista, médico, químico, geneticista, pesquisador
Prêmios Prêmio Avery Landsteiner (1981), Prêmio Louisa Gross Horwitz (1982), Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica Básica (1987), Nobel de Fisiologia ou Medicina (1987)
Empregador(a) Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Instituto Salk, Basel Institute for Immunology, RIKEN

Susumu Tonegawa (利根川 進, Tonegawa Susumu?), (Nagoia, 6 de setembro de 1939) é um cientista japonês.

Foi laureado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1987, por sua contribuição científica na descoberta dos princípios genéticos da geração da diversidade dos anticorpos.

Tonegawa descobriu que certos elementos da massa genética (ADN) podiam transferir-se e reagrupar-se no decurso do desenvolvimento ao passar da célula embrionária ao estado do linfócito B. Demonstrou que cada linfócito é capaz de formar o anticorpo necessário, ou seja, o anticorpo que o organismo necessita em cada momento. Perante uma agressão por um antígeno determinado, se produz uma resposta celular do organismo e produz a recombinação adequada de genes para formar o anticorpo específico contra esse antígeno. Com estas descobertas, Tonegawa chegou a formular a teoria de que a quantidade e qualidade da resposta imunológica está condicionada geneticamente.

Em 1987, recebeu o Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica Básica.

Publicações selecionadas (em inglês)

Referências

  1. «Perfil no sítio oficial do Nobel de Fisiologia ou Medicina 1987» (em inglês) 
  2. «Albert Lasker Basic Medical Research Award» (em inglês). Albert And Mary Lasker Foundation. Consultado em 23 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 7 de novembro de 2016