Teoria da persuasão

A Teoria da Persuasão, também chamada de Teoria Empírico-experimental, paralelamente à Teoria Empírica de Campo, desenvolve-se a partir dos anos 40 e conduz ao abandono da Teoria Hipodérmica. Consiste na revisão do processo comunicativo entendido como uma relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta. Oscila entre a ideia de que é possível obter efeitos relevantes se as mensagens forem adequadamente estruturadas e a certeza de que, frequentemente, os efeitos que se procurava obter não foram conseguidos. Persuadir os destinatários é possível se a mensagem se adequa aos fatores pessoais ativados pelo destinatário ao interpretá-la. A mensagem contém características particulares do estímulo, que interagem de maneira diferente de acordo com os traços específicos da personalidade do destinatário. Ou seja, o avanço consiste em que a teoria passa a levar em conta as diferenças individuais do público. Dessa maneira, estabelece-se uma estrutura lógica, muito semelhante ao modelo mecanicista da Teoria Hipodérmica:

CAUSAS ⇀ PROCESSOS PSICOLÓGICOS INTERVENIENTES ⇀ EFEITOS

Síntese

Contexto

Nos anos 40, em meio à Segunda Guerra Mundial, superou-se a ideia de poder ilimitado da mídia, defendida pela Teoria Hipodérmica, com o aprofundamento das pesquisas em psicologia, pelo lado da Teoria da Persuasão, e da sociologia, pelo lado da Teoria Empírica de Campo.

Aspectos Importantes

Hyman e Sheatsley determinam em seu ensaio processos intervenientes ou algumas razões pelas quais as campanhas de informação falham.

Fatores relativos à audiência

Fatores relativos à mensagem

Principais autores

Bibliografia

Referências

  1. DeFleur, Melvin L; Ball-Rokeach, Sandra (1989). Theories of mass communication (em English). New York: Longman. OCLC 1195035764  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
  2. «Teoria da comunicação». Wikipédia, a enciclopédia livre. 23 de outubro de 2020. Consultado em 25 de janeiro de 2022 
  3. a b c Wolf, Mauro (2009). Teorias Das Comunicações De Massa. : Wmf Martins Fontes 
  4. Lazarsfeld, Paul F. (1940). Radio and the Printed Page: An Introduction to the Study of Radio and Its Role in the Communication of Ideas (em inglês). : Duell, Sloan and Pearce