Tribo de Issacar

Este artigo abordará o tema Tribo de Issacar, que tem ganhado relevância nos últimos tempos devido ao seu impacto em diversas áreas da sociedade. Ao longo da história, Tribo de Issacar tem sido objeto de estudo e interesse, susc


Tribos de Israel
As Tribos
Tópicos


A Tribo de Issacar

Censo

Na época da migração para o Egito, enquanto José ainda estava regendo o Egito, são relacionados quatro filhos de Issacar; estes filhos fundaram as quatro principais famílias da tribo (Gn 46:13; Nm 26:23-25; 1 Cr 7:1).[1] o número de homens de guerra, quando o censo foi levantado no Sinai, era de 54.400, e pela ordem era a quinto tribo (Nm 1:28-29); no segundo censo o número tinha aumentado para 64.300 o que a colocou em terceiro (Nm 26:25). No tempo de David foram contados 87.000 (1 Cr 7:5).

Posição

Issacar estava no lado oriental do Tabernáculo, com os seus irmãos Judá e Zebulom (Nm 2:3-8)

Viajando

"Todos os que foram contados do exército de Judá (Issacar e Zebulom), cento e oitenta e seis mil e quatrocentos, segundo os seus esquadrões, estes marcharão primeiro." (Num 2:16).

Representantes

Neste momento o capitão da tribo era Natanael o filho de Zuar (Nm 1:8). Ele teve como sucessor Jigeal o filho de José que foi como um dos espias (Nm 13:7)

A Divisão de Terra

O território dividido a esta tribo foi confrontado ao norte por Zebulom e Naftali, no sul e ao ocidente por Manassés, e no leste pelo Rio Jordão (Js 19:17-23). A maioria do Vale fértil de Jizreel, ou Esdrelom, estava dentro do território de Issacar. Suas planícies férteis, planas eram bem apropriado para a criação de gado.

O Homem Issacar

Heb. Yis'akar; " ele dará uma recompensa ". O nono filho de Jacó e o quinto de Lia: Gen 30:17-18 "E ouviu Deus a Lia, e concebeu, e deu à luz um quinto filho. Então disse Lia: Deus me tem dado o meu galardão, pois tenho dado minha serva ao meu marido. E chamou-lhe Issacar." Ele nasceu em Padã-Arã, e nada é registrado da vida dele.

Símbolo da tribo de Issacar

Referências

  1. «Tribo de Issacar». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 30 de novembro de 2019