Neste artigo vamos analisar em profundidade Umimachi Diary, tema de grande relevância e interesse na atualidade. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, Umimachi Diary tem gerado debate e interesse crescente entre especialistas e o público em geral. Ao longo das próximas linhas exploraremos os diferentes aspectos que envolvem Umimachi Diary, desde a sua importância histórica até a sua influência em diferentes áreas da vida cotidiana. Adicionalmente, examinaremos diferentes perspectivas e opiniões sobre Umimachi Diary, com o objetivo de oferecer uma visão completa e objetiva deste tema.
Nota: Este artigo é sobre o mangá. Para o longa-metragem indicado à Palma de Ouro, veja Umimachi Diary (filme).
Umimachi Diary (海街diary, lit. "Diário de uma Cidade à Beira-mar") é uma série de mangajosei escrita e ilustrada por Akimi Yoshida e publicada na revista Flowers pela editora Shogakukan desde 2007.
Uma adaptação cinematográfica homónima, realizada por Hirokazu Koreeda e protagonizada por Ayase Haruka, foi anunciada pela primeira vez na edição de junho de 2014 da Flowers.[1][2] O filme estreou-se no Japão a 13 de junho de 2015.[2]
É a irmã mais velha da família Kouda, tem vinte e nove anos de idade e trabalha como enfermeira, sendo séria, mas confiável.
Yoshino Kouda (香田 佳乃, Kouda Yoshino)
Intérprete: Masami Nagasawa (filme)
É a segunda irmã da família Kouda, tem vinte e dois anos de idade e trabalha como office lady num banco. Ela adora beber álcool e fica bastante inconveniente quando está embriagada. Muitas vezes namora rapazes mais novos e de boa aparência. Certa vez, ela namorou Tomoaki Fujii, um dos protagonistas de Lovers' Kiss (uma antiga série de Akimi Yoshida, também ambientada em Kamakura).
A irmã mais nova da família Kouda, tem dezanove anos de idade e trabalha numa loja de artigos desportivos.
Suzu Asano (浅野 すず, Asano Suzu)
Intérprete: Suzu Hirose (filme)
É filha do mesmo pai das irmãs Kouda, tem treze anos de idade e ainda está na escola secundária. Ela é muito séria e de confiança, e também é a rapariga que chamou a atenção de Sachi. Ela morava em Sendai com seu pai e sua mãe, mas após a morte da sua mãe, o pai dela casou-se com Youko, em Yamagata. Ela conheceu suas irmãs no funeral do seu pai e passou a morar com elas em Kamakura. Ela é boa em futebol.
Umimachi Diary ganhou o Prémio de Excelência no Festival de Artes e Média do Japão em 2007[10] e o Grande Prémio de Manga em 2013,[11] sendo nomeado também na primeira edição do mesmo prémio, onde permaneceu na terceira posição.[12][13] O manga foi nomeado na décima segunda edição do Prémio Cultural Osamu Tezuka, onde permaneceu na segunda posição[14] e também nomeado na décima terceira edição da cerimónia do prémio.[15] Em 2016, o manga ganhou o Prémio de Manga Shogakukan na categoria geral, partilhado com a série Sunny.[16]