Este artigo abordará o tema Urinoterapia, que ganhou relevância nos últimos anos devido ao seu impacto em diversas áreas da sociedade. Desde Urinoterapia tem suscitado debates e reflexões em áreas tão diversas como política, economia, ciência, cultura e tecnologia. Não há dúvida de que Urinoterapia marcou um antes e um depois na forma como nos relacionamos com o mundo que nos rodeia. Ao longo destas páginas serão analisadas diferentes perspetivas, estudos e pesquisas que nos permitirão aprofundar a nossa compreensão sobre Urinoterapia e a sua influência hoje.
Parte de uma série sobre |
Medicina alternativa e pseudomedicina |
---|
![]() |
A urinoterapia ou uroterapia é uma forma de pseudociência[1] que propõe como tratamento o uso da urina humana para fins medicinais e cosméticos. Exemplos de aplicação incluem a ingestão da própria urina ou massagem da pele com urina.
Não há nenhum benefício cientificamente comprovado de tais técnicas para a saúde.[2][3][4][5][6]
A urina humana constitui-se principalmente de água e ureia, sendo que este possui muitos usos diferentes e comerciais. A urina também contém pequenas quantidades de milhares de outros componentes, hormônios, metabólitos[2][7] incluindo corticosteroides.[8]