Wes Studi

Wes Studi

Wes Studi em 7 de Dezembro de 2008, no Smithsonian National Museum of the American Indian.
Nome completo Wesley Studi
Nascimento 17 de dezembro de 1947 (76 anos)
Tahlequah, Oklahoma
Nacionalidade  Estados Unidos
Ocupação Ator
Atividade 1988-presente
Cônjuge Rebecca Graves (1974 - ?) (divorciado) 2 filhos
Maura Dhu Studi (? - presente) 1 filho
Oscares da Academia
Oscar Honorário
2019 - Pelo Conjunto da Obra
Página oficial

Wesley Studi (Tahlequah, Oklahoma, 17 de dezembro de 1947), conhecido artisticamente como Wes Studi, é um actor estadunidense cherokee notável por suas representações de indígenas em produções hollywoodianas.

Participou de filmes ganhadores do Óscar como Dança com Lobos, dirigido por Kevin Costner, e O Último dos Moicanos dirigido por Michael Mann.

Recentemente fez o papel do general Linus Abner na série Kings da NBC e o personagem Eytukan no filme Avatar de James Cameron.

Em 2019 foi anunciado que que Wes seria homenageado com um Oscar Honorário pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, se tornando o primeiro ator nativo americano a receber tal honraria.

Filmografia

Referências

  1. NMAI - Site acessado em 29 de Maio de 2009.
  2. De lenda do muai thai e rival de Ryu, Sagat se tornou um traficante de armas associado a M. Bison em "Street Fighter - A Batalha Final". A descaracterização do personagem foi tamanha que, além de ele deixar de ser um gigante musculoso e ganhar o nome "Victor", ao ser interpretado por Wes Studi o personagem virou um senhor de meia-idade relativamente franzino. E, claro, com o tapa-olho cobrindo o olho errado BOL - Fotos

Ligações externas