Uísque

Uísque
Países de origem República da Irlanda
Escócia
Uísque escocês Ballantine's.

Uísque (em inglês whisky ou whiskey, abreviatura de usquebaugh a partir do gaélico uisce beatha, "água da vida") é uma bebida alcoólica destilada de cereais, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. O teor alcoólico de um whisky vai de um mínimo legal de 40%, e apesar de não ter limite máximo, o maior teor comum a ser encontrado é de 63,5%.

"Whisky" é o nome geralmente dado à bebida no Reino Unido (incluindo a Escócia), no Canadá e no Japão, enquanto o termo usado nos Estados Unidos e na Irlanda é "whiskey".

Características

O uísque é uma bebida rigorosamente regulamentada; possui denominações de origem e várias classes e tipos. A característica comum dessas diferentes classes e tipos é a fermentação dos cereais e a destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros cereais, antes da adição de água, para reter os sabores dos cereais usados para fazer a alcoolização.

O uísque ganha 60% do seu sabor baseado no tipo de barril usado no seu envelhecimento, por isso a maioria das classificações baseia-se no tipo de madeira usado e na qualidade da flambagem e queima da madeira. Para o uísque Bourbon, por exemplo, é legalmente exigido que se envelheça em barris de carvalho flambados.

Tipos de uísque

Uísque escocês

Há quatro tipos de uísque reconhecidos oficialmente na Escócia:

Os uísques single malt e vatted devem ser bebidos puros, gelados ou não. Já os do tipo blend podem ser bebidos puros, com água ou gelo, ou ainda misturados a outras bebidas tais como soda, Rye & Coke ou Rye & Ginger Ale.

Uísque americano

Vários tipos de straight whiskey, envelhecidos em barris de carvalho novos, como Rye Whiskey, Tennessee whiskey e Bourbon whiskey, são produzidos nos Estados Unidos da América.

Anteriormente, a maior parte do uísque produzido nos Estados Unidos da América era engarrafado in bonds, de acordo com os termos de um Acto do Congresso de 1898; esta prática foi largamente abandonada, visto que um dos requisitos do Acto era que o dito uísque fosse produzido com 50% de álcool por volume. Pouco uísque tão forte é produzido actualmente nos Estados Unidos da América, em parte porque o gosto dos consumidores mudou mas também porque um conteúdo alcoólico tão elevado é ilegal em muitos países, o que limitaria a exportação do produto.

Outros tipos

Existe também o rye-whisky uma variedade fermentada a partir de centeio e comum nos Estados Unidos da América, Canadá e Irlanda.

Destilado mais antigo ainda existente e recorde

É o destilado preservado mais antigo do mundo. Chamada de "Old Ingledew Whiske", foi produzido entre 1762 e 1802 na cidade americana de LaGrange (na Geórgia). Em julho de 2021, foi vendido em um leilão por US$ 110 mil.

O recorde de maior garrafa de uísque, registrado no Guinness World Records, é de uma versão de 1,8 metros de altura e 311 litros da bebida. O produto foi desenvolvido por um grupo de empresas do ramo de bebidas, utilizando o uísque produzido pela Macallan.

Ver também

Referências

  1. AQUARONE, Eugênio. et al. Biotecnologia Industrial. vol.IV. São Paulo: Blucher, 2001.
  2. BLUE, Anthony Dias (2004). The Complete Book of Spirits: A Guide to Their History, Production, and Enjoyment. New York: HarperCollins. pp. 137, 181, 201. ISBN 9780060542184 
  3. O whisky mais antigo do mundo é vendido por US$ 110 mil Site BOL
  4. Amaury Jr/BOL/UOL (ed.). «Conheça a maior garrafa de whisky do mundo com 311 litros». Consultado em 30 de setembro de 2021