No mundo atual, Anáfase continua a ser um tema de grande interesse e relevância em diversas áreas da sociedade. Seja a nível pessoal, profissional, académico ou social, Anáfase continua a ser um tema que desperta o interesse de um público alargado. À medida que avançamos no tempo, a importância de Anáfase torna-se cada vez mais evidente e o seu impacto nas nossas vidas permanece significativo. Neste artigo iremos explorar diferentes aspectos relacionados com Anáfase e a sua influência no nosso quotidiano, analisando a sua relevância em diferentes contextos e examinando a sua evolução ao longo do tempo.
A anáfase ou anafase é uma fase da mitose que sucede a metafase e antecede a telófase, durante a qual os cromatídeos que constituíam os cromossomos e se encontravam alinhados na placa equatorial, se separam devido à divisão do centrómero e migram para os polos do fuso acromático (metacinese)[1].
A quebra do centrómero deve-se à acção da enzima separase que se torna activa após a degradação da securina por ubiquitinação, que dissocia as coesinas que mantinham os cromatídeos unidos.