No mundo de hoje, Metáfase ganhou uma relevância sem precedentes. Seja no âmbito profissional, acadêmico ou pessoal, Metáfase tornou-se um tema de interesse comum para pessoas de todas as idades e origens. À medida que a sociedade avança, os desafios relacionados com Metáfase tornam-se mais complexos e a necessidade de compreender as suas implicações torna-se cada vez mais premente. Neste artigo, exploraremos diferentes aspectos de Metáfase e seu impacto em diversas áreas da vida diária. Desde a sua história até às suas aplicações atuais, abordaremos as muitas facetas de Metáfase e a sua influência na sociedade moderna.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2021) |
A Metáfase (do grego μετά =depois e φάσις= estágio) é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras ornitocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico.
Os cromossomos atingem seu máximo encurtamento - os cromatídios tornam-se bem visíveis. Os pares de centríolos (isto é, nas células animais) estão nos pólos da célula. O fuso acromático completa o seu desenvolvimento, notando-se que alguns microtúbulos se ligam a cromossomas.
Os cromossomos dispõem-se com os centrômeros no plano equatorial, voltados para o centro desse plano e com os braços para fora. Os cromossomos assim imobilizados dispõem-se na placa equatorial e estão prontos para se dividirem.
A sua divisão dá-se na etapa seguinte da fase mitótica, a anáfase;