Dente hipoplásico de Turner

No mundo de hoje, Dente hipoplásico de Turner tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma grande variedade de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua influência em diversos aspectos da vida quotidiana, Dente hipoplásico de Turner é um tema que não podemos ignorar. Ao longo da história, Dente hipoplásico de Turner desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade, e a sua importância ainda hoje é evidente. Neste artigo exploraremos mais a fundo o impacto de Dente hipoplásico de Turner e sua relevância no mundo contemporâneo, analisando diferentes perspectivas e aspectos relacionados a este tema tão relevante.

Dente hipoplásico de Turner
Classificação e recursos externos
CID-10 K00.4
CID-9 520.4
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Dente hipoplásico de Turner é uma anormalidade encontrada em dentes. Sua aparência é variável, embora geralmente se manifeste como a falta ou diminuição do esmalte em dentes permanentes e decíduos. Ao contrário de outras anomalias que afetam um vasto número de dentes, esta anormalidade geralmente afeta apenas um dente na boca.

Se hipoplasia é encontrada em um canino ou um pré-molar, a causa mais provável é uma infecção que estava presente ainda recém-nascido. Os tecidos inflamados ao redor da raiz do dente (chamado de inflamação periapical), afetam o desenvolvimento do dente permanente. Os dentes mais afetados por essa causa é o dente canino. A aparência da anormalidade irá depender da gravidade da infecção e longevidade. Se é encontrada na parte da frente (anterior), a causa mais provável é uma lesão traumática em um dente primário.

Geralmente afeta o esmalte dentário se o trauma ocorre antes do terceiro ano de vida. Lesões ocorridas após esta data são menos susceptíveis a defeitos pois esmalte já está calcificado.

Referências

  • Kahn, Michael A. Basic Oral and Maxillofacial Pathology. Volume 1. 2001.