Foca

Focas
Um bebê da espécie Leptonychotes weddelli na Terra Adélia, na Antártida.
Um bebê da espécie Leptonychotes weddelli na Terra Adélia, na Antártida.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Carnivora
Superfamília: Pinnipedia
Família: Phocidae
Paul de Vos

As focas são mamíferos da família dos focídeos (em latim científico, Phocidae, que possuí também duas espécies de elefantes-marinhos), super-família dos pinípedes (Pinnipedia), adaptadas à vida marinha. O corpo de uma foca é hidrodinâmico, semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira. Outro detalhe interessante é que as focas não possuem orelhas, o que as distingue da família Otariidae (leões-marinhos). Todas essas características fazem, das focas, excelentes nadadoras. Em contrapartida, as focas não têm habilidade em terra firme, sendo presas fáceis para ursos-polares e caçadores, uma vez que se locomovem a partir de movimentos e flexões que a permitem ganhar velocidade para deslizar em meio terrestre.

Etimologia

"Foca" se originou do termo grego phóke, através do termo latino phoca.

Características

As focas são carnívoras e alimentam-se de peixes e cefalópodes. Geralmente, reproduzem-se em colónias.

As focas possuem em torno de 1,75 m de comprimento, pesam de 80 a 100 kg e o período de reprodução é entre fevereiro e maio.

Localizam-se na região do Polo Norte e na Antártida e são excelentes e ágeis nadadoras. Suas orelhas são internas e possuem poucos pelos no corpo, sendo que eles são grossos e curtos, tendo a coloração cinza ou marrom escuro. As focas são capazes de fechar as narinas embaixo d'água enquanto procuram comida. Geralmente, os adultos machos medem aproximadamente 2 metros de extensão. Com aproximadamente 6 meses de vida, o filhote de foca já consegue nadar sozinho. As focas se comunicam entre si através da emissão de sons graves e podem viver 50 anos.

Taxonomia

Subordem Pinnipedia

Galeria

Referências

  1. escola.britannica.com.br https://escola.britannica.com.br/artigo/elefante-marinho/626098. Consultado em 8 de maio de 2021  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. Bióicos, Projeto (28 de fevereiro de 2021). «Pinípedes: lobos-marinhos, leões-marinhos, elefantes-marinhos, morsas e focas». projetobioicos. Consultado em 8 de maio de 2021 
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.792

Ligações externas