Gruyère

No mundo de hoje, Gruyère tornou-se cada vez mais importante na sociedade. Seja pelo seu impacto na cultura, na política, na economia ou no quotidiano das pessoas, Gruyère tem conseguido posicionar-se como um tema relevante de discussão e debate. A sua influência estende-se a diversos campos e a sua presença é cada vez mais evidente em vários aspectos da vida. É por isso que é relevante explorar plenamente o âmbito e as implicações de Gruyère hoje, bem como analisar a sua evolução ao longo do tempo e o seu potencial impacto no futuro. Este artigo busca mergulhar no mundo de Gruyère para compreender sua importância e relevância na sociedade contemporânea.

Gruyère
País de origem
Região
Friburgo
Vaud
Neuchâtel
Jura
Bernese Jura administrative district (d)
Bernese Mittelland administrative region (en)
Cidade
Origem do leite
Pasteurizado
Não
Textura
Duro
Designação
Tempo de envelhecimento
5-12 meses

O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berna.

O sabor do Gruyère é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem mais escura que a do Emmenthal. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta mas flexível. À degustação, o Gruyère apresenta um sabor frutado num primeiro momento, para depois surgir um ligeiro sabor a avelã.

Existe também um gruyère francês fabricado no Franco-Condado e na Saboia, cuja apelação é protegida por lei.[1] Sua produção se concentra em quatro departamentos franceses: Doubs, Alto Sona, Saboia e Alta Saboia.[2]

Ver também

Referências

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Gruyère