Mascarpone

No mundo de hoje, Mascarpone é um tema que tem captado a atenção de milhões de pessoas em todos os cantos do planeta. Seja pela sua importância histórica, pela sua relevância na sociedade contemporânea ou pelo seu impacto no futuro, Mascarpone é um tema que não deixa ninguém indiferente. Ao longo dos anos, Mascarpone tem sido objeto de debate, extenso estudo e análise detalhada, resultando numa ampla gama de opiniões e perspectivas. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas de Mascarpone, desde a sua origem e evolução até à sua influência hoje, com o objetivo de lançar luz sobre um tema que continua a gerar interesse e curiosidade em todo o mundo.

Mascarpone

Mascarpone é uma variedade de queijo de consistência muito cremosa, feito à base de leite de vaca e particularmente rico em gorduras. Sua cor é bege claro e o sabor é doce.

A criação do mascarpone datada do final do século XVI ou início do XVII e provavelmente ocorreu na região da Lombardia, Itália, entre Lodi e Abbiategrasso. Na origem era produzido no outono e no inverno, para consumo imediato.

Mesmo na atualidade, é geralmente vendido logo ao término do processo de fabricação, devendo ser consumido pouco tempo depois. Se refrigerado, pode durar aproximadamente uma semana.

Preparação

Tiramisù, sobremesa feita à base de mascarpone.

É obtido através da acidificação do creme de leite, mediante a adição de ácido cítrico ou ácido acético. A técnica de fabricação é simples: basta aquecer o creme a 100°C (preferencialmente em banho-maria). Depois acrescenta-se suco de limão ou vinagre branco, para talhar o creme. Em seguida, coloca-se a massa dentro de saco de morim para escorrer durante um dia ou dois, no refrigerador. [1]

Uso culinário

O mascarpone é usado na preparação de muitos cremes doces, sendo um ingrediente fundamental do tiramisù.

Referências