No mundo atual, Limite superior e limite inferior (título do artigo) tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma grande variedade de pessoas. Desde o seu impacto na sociedade até às suas implicações na vida quotidiana, Limite superior e limite inferior tem captado a atenção de académicos, profissionais e cidadãos em geral. Com uma abordagem multidisciplinar, este artigo abordará diversas perspectivas sobre Limite superior e limite inferior, examinando a sua influência em áreas como tecnologia, cultura, economia e política. Além disso, serão analisadas as tendências atuais relacionadas a Limite superior e limite inferior, bem como suas possíveis projeções futuras. Através desta análise exaustiva, procuramos fornecer uma visão abrangente de Limite superior e limite inferior e sua importância no mundo contemporâneo.
Em matemática, sobretudo na análise, o conceito de limite assume fundamental importância. Nem toda sequência real, no entanto, possui um limite bem definido. O limite superior e o limite inferior, não obstante, estão sempre bem definidos.
Quando uma sequência é convergente, o limite, o limite inferior e o limite superior coincidem. Reciprocamente, uma sequência possui limite quando o limite inferior coincide com o limite superior.
Também se definem limite superior e limite inferior para sequências de conjuntos.
Considere uma sequência de números reais qualquer. Defina a sequência auxiliar:
A sequência é claramente não-crescente, pois é supremo de uma família cada vez menor de números reais. Por ser uma sequência monótona, seu limite existe (podendo ser infinito se cada for infinito) e é o ínfimo da sequência.
O limite superior de é então definido o limite da sequência . Denota-se:
E, de forma perfeitamente análoga, define-se o limite inferior:
Sejam e sequências de números reais, então valem as afirmações:
Em algumas situações, sobretudo na teoria da medida, é conveniente definir os conceitos de limite superior e inferior para uma sequência de conjuntos.
Se é uma sequência de conjuntos, então define-se:
Pode-se mostrar que estas definições coincidem com as seguintes:
É sempre verdade que . Quando estes conjuntos coincidem, dizemos que o limite existe: